Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Procon realiza palestra informativa com gerentes de supermercados

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Procon de Rio das Ostras realizou palestra informativa para os gerentes de supermercados
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Palestra teve como tema “Leis do Código de Defesa do Consumidor, boas práticas de higiene, condicionamento de produtos e práticas infrativas”
Publicada em: 22 de junho de 2022 - 16h02 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Procon de Rio das Ostras realizou palestra informativa para os gerentes de supermercados Foto: Divulgação
Palestra teve como tema “Leis do Código de Defesa do Consumidor, boas práticas de higiene, condicionamento de produtos e práticas infrativas” Foto: Divulgação

Nesta quarta, dia 22 de junho, o Procon de Rio das Ostras realizou palestra informativa para os gerentes de supermercados da Cidade no Auditório Inayá Moraes D’Couto, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em Extensão do Bosque.

O encontro mostrou como os gerentes e subgerentes destes estabelecimentos comerciais podem melhorar, ainda mais, a prestação de serviços à população do Município.

A palestra teve como tema “Leis do Código de Defesa do Consumidor, boas práticas de higiene, acondicionamento de produtos e práticas infrativas”. Na ocasião, foram especificadas as boas práticas de higiene para manter os alimentos acondicionados de uma forma perfeita, as normas do Código, além da obrigatoriedade dos cartazes do Procon e da nota fiscal. Os palestrantes também abordaram os cuidados com a diferenciação de preços.

“Nosso principal objetivo é capacitar e orientar nossos fornecedores locais para demonstrar que o Órgão está cumprindo seu papel orientativo, visando não viver somente de multas e de punir. Queremos que os estabelecimentos comerciais cumpram as normas e as leis. O segmento de alimentação é muito importante. É um setor que tem a conduta mais gravosa do Direito de Consumidor. Um produto com prazo de validade vencido representa um crime contra a Saúde Pública, por exemplo”, ressaltou Rafael Macabu, coordenador executivo do Procon Rio das Ostras.

De acordo com o coordenador, o objetivo não é multar e sim orientar os comerciantes do Municípios. Por esse motivo, as palestras informativas que serão realizadas com diversos setores do Comércio são importantes.

PARCEIROS – Para Priscila Cabral, gerente dos supermercados Avistão e Star Mais, as palestras informativas aproximam os órgãos fiscalizadores dos comerciantes. “Nós, comerciantes de Rio das Ostras, temos o interesse de andar corretamente. Devemos entender que os órgãos fiscalizadores são nossos aliados. Com esta parceria com o Procon, queremos entregar o melhor para a população da Cidade”, destacou.

Sidney Lima da Silva, subgerente do supermercado Extra, elogiou o fato do Procon de Rio das Ostras ser referência para a Baixada Litorânea. “É a primeira cidade que eu vejo com um trabalho de excelência do Órgão. Já morei em outros municípios. E vejo que o Procon de Rio das Ostras está realmente ao lado do consumidor e do trabalhador, sempre. A abordagem do Procon do Município é muito boa, com um trabalho sério de conscientização”, elogiou o subgerente.

Pesquisa no Portal