Procon Rio das Ostras orienta consumidores no Black Friday
Publicada em: 17 de novembro de 2020 - 13h41 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A Black Friday, período que o comércio oferece promoções significativas visando também o início das compras natalinas, está chegando e para evitar transtornos, problemas e dor de cabeça na hora da efetivação da compra, principalmente se for feita pela internet, o Procon Rio das Ostras tem uma série de dicas para o consumidor fazer bons negócios e não ter nenhum tipo de arrependimento.
A primeira dica do coordenador executivo do Procon Rio das Ostras, Rafael Macabu, é fazer uma pesquisa de preço entre lojas concorrentes antes de efetivar a compra. “A pesquisa é importante porque o consumidor pode achar diferenças expressivas de preços do mesmo produto entre uma loja e outra”, explicou.
Para mais informações, esclarecimentos e reclamações procure o Procon, pelo telefone (22) 2771-6581 ou pelo e-mail faleprocon@gmail.com.
CUIDADOS NA PANDEMIA – Comprar com desconto é ótimo, mas é importante a conscientização da população para evitar o crescimento da curva do coronavírus nesta época de pandemia.
O respeito aos decretos municipais e as medidas preventivas são fundamentais para que Rio das Ostras volte a sua normalidade o mais rápido possível. Saia de casa somente se for necessário e não esqueça de usar a máscara facial.
Lave bem as mãos com água e sabão e sempre as higienize com álcool 70%. Dessa forma vamos garantir a proteção e saúde de toda a população.
SEGUEM AS DICAS DE COMPRA:
– Para evitar o endividamento, o consumidor não deve se deixar levar pelo impulso e adquirir apenas o que realmente precisa;
– As compras online só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja. Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que estão tentando obter informações pessoais;
– Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização;
– Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno;
– Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores
– Golpes virtuais: Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site
– Recomenda-se que o consumidor faça uma lista dos produtos que precisa ou deseja comprar, e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.
– Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.
– Sempre duvidar de preços absurdamente mais baixos e compra apenas em boleto bancário.
– Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
– Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual, e se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.
– De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem sete dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).