Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Procon realiza ação de conscientização na Black Friday

  • Foto: Matheus Muller
    Descrição da foto
    O Procon orientou os consumidores do Município para efetuarem compras seguras
  • Foto: Matheus Müller
    Descrição da foto
    Agentes do Órgão distribuíram para a população cartilhas que mostram como diminuir os riscos do consumidor cair em golpes
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Na operação, foram visitados 50 estabelecimentos comerciais da Cidade
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    O Procon prestou orientações a respeito de disposição de produtos e afixação de preços
Publicada em: 25 de novembro de 2022 - 16h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Fiscal do Procon entrega panfleto e entrega para senhor
O Procon orientou os consumidores do Município para efetuarem compras seguras Foto: Matheus Muller
Fiscal entrega panfletos com orientações do Black Friday para suas senhoras sentadas no ponto de ônibus
Agentes do Órgão distribuíram para a população cartilhas que mostram como diminuir os riscos do consumidor cair em golpes Foto: Matheus Müller
Fiscal do Procon em frente à vitrine com anúncio de Black Friday
Na operação, foram visitados 50 estabelecimentos comerciais da Cidade Foto: Divulgação
Fiscais do Procon de costas em loja de celulares e acessórios
O Procon prestou orientações a respeito de disposição de produtos e afixação de preços Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 25 de novembro, Dia da Black Friday, o Procon de Rio das Ostras, em parceria com a 52° Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), orientou os consumidores do Município para efetuarem compras seguras. A ação aconteceu em uma tenda montada na Praça José Pereira Câmara, no Centro.

Durante o evento, os agentes do Órgão distribuíram para a população cartilhas que mostram como diminuir os riscos do consumidor cair em golpes.

“O objetivo é fortalecer a parceria com a OAB local e guiar a população em um dia de movimento comercial alto. Cabe aos consumidores pesquisarem para saber que promoções serão mais vantajosas para eles. As nossas equipes estarão na área comercial da Cidade, verificando todas as irregularidades e propagandas enganosas”, explicou o coordenador executivo do Procon, Rafael Macabu.

O coordenador ainda esclareceu que, caso exista má fé do fornecedor, ele poderá ser multado. “O consumidor que se sentir lesado poderá entrar em contato com o Procon. Neste dia, dividimos a equipe. Metade está na sede do Órgão, no Centro da Cidadania, atendendo às demandas, e a outra metade nas ruas”, completa o coordenador.

Na operação, foram visitados 50 estabelecimentos comerciais de Rio das Ostras, prestando orientações a respeito de disposição de produtos e afixação de preços, além de cumprimento das ofertas conforme anunciado.

Em um dos estabelecimentos foi lavrado um auto de infração, pois a publicidade veiculada induzia o consumidor ao erro sobre a quantidade de produtos que podia levar. Foi estipulado um prazo para ele prestar esclarecimento ao Procon.

Caso os esclarecimentos não sejam aceitos pelo Órgão, o estabelecimento poderá ser multado pela veiculação de publicidade duvidosa.

CONTATO –  Em casos de dúvidas, os moradores e comerciantes devem entrar em contato com o Órgão por meio dos e-mails faleprocon@gmail.com ou procon@riodasostras.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 2771-6581.

 

Pesquisa no Portal