Procon se reúne com empresa de abastecimento de água

Publicada em: 11 de outubro de 2022 - 16h44 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Procon de Rio das Ostras recebeu nesta segunda feira, dia 10 de outubro, os diretores regionais da empresa RIO+ Saneamento Foto: Divulgação

A equipe do Procon de Rio das Ostras continua fiscalizando os serviços prestados para a população pela empresa RIO+ Saneamento, responsável pelo abastecimento de água na Cidade. Nesta segunda-feira, 10 de outubro, integrantes do Órgão se reuniram com os diretores regionais da empresa.

A RIO+ Saneamento apresentou à coordenadoria do Procon os investimentos que vem realizando em busca da melhoria no sistema de abastecimento no Município, dentre estes a recuperação e substituição dos equipamentos utilizados na captação, na estação de tratamento e na distribuição de água, os quais encontravam-se totalmente desgastados e sucateados.

A empresa RIO+ Saneamento apresentou propostas de melhoria e inclusive as suas aquisições, como a compra de geradores para não interromper o sistema de captação e abastecimento na Cidade, além de novas bombas e equipamentos tecnológicos capazes de monitorar as redes de abastecimento, buscando reduzir perdas e maior qualidade na prestação de serviços.

ATENDIMENTOS – O Procon de Rio das Ostras já atendeu mais de 300 consumidores, nos últimos 70 dias, período em que a empresa RIO+ Saneamento passou a ser responsável pelo abastecimento de água em Rio das Ostras, tendo obtido êxito em mais de 90% das resoluções.

O Órgão abriu por ofício um processo administrativo para exigir da empresa a regularização e melhorias no atendimento aos consumidores da Cidade.

O Procon de Rio das Ostras vem cobrando da empresa RIO+ Saneamento melhorias e prioridade para que o abastecimento dos consumidores seja regularizado. Os consumidores que, após tentativas não bem sucedidas, entraram em contato com o Procon para reclamar da falta de abastecimento, foram devidamente atendidos.

Durante todo esse processo, o órgão conseguiu firmar com a empresa um canal exclusivo de atendimento, para resolução mais rápida dos conflitos e vem sugerindo propostas para ampliação dos canais de atendimento, como por exemplo a instalação de totens de autoatendimento em pontos estratégicos pela Cidade.

“A prestação de serviços públicos delegados às concessionárias e permissionárias são de extrema importância para os consumidores, sendo o abastecimento de água um serviço essencial. Desta forma, a empresa RIO+ Saneamento é obrigada a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e contínuos, conforme prevê o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, afirma o coordenador executivo do Órgão, Rafael Macabu.