Professores da Rede Municipal debatem Ronda Escolar

• Foto: Allexandre Costa
    Encontro contou com a palestra do Grupamento Ronda Escolar em São Gonçalo
Publicada em: 7 de Maio de 2019 - 14h29 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Diretores participaram de palestra sobre projeto Ronda Escolar implementado em São Gonçalo Foto: Allexandre Costa

Encontro contou com a palestra do Grupamento Ronda Escolar em São Gonçalo Foto: Allexandre Costa

Na manhã desta terça-feira, dia 7, diretores de escolas da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras se reuniram no colégio Maria Teixeira de Paula, em Jardim Camponar, para participar de uma palestra sobre o projeto Ronda Escolar implementado em São Gonçalo, que inspirou o modelo adotado em Rio das Ostras.

Andrea Silva Rosa, coordenadora do Grupamento Ronda Escolar em São Gonçalo, destacou a importância do projeto. “Este programa é adotado em todas as escolas do município de São Gonçalo, atuando na prevenção da violência, transformando as crianças em cidadãos conscientes. As crianças estão convivendo com a violência cada vez mais cedo e nossa ideia é realizar um trabalho realmente preventivo, diminuindo inclusive o tráfico de drogas”, afirmou.

“O trabalho da Ronda Escolar em São Gonçalo tem dado muito certo e decidimos trazê-los para esta palestra com o objetivo de alinhar mais essa parceria. As equipes deste município são nossos padrinhos”, completou André Luiz Monteiro Tristão, Coordenador do Departamento de Prevenção Escolar de Rio das Ostras.

Na palestra foram abordados os atendimentos realizados pela Ronda Escolar, o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e o papel dos diretores e professores para auxiliar os integrantes da Ronda com as informações referentes aos alunos das escolas municipais.

Durante o encontro, os diretores apresentaram as suas demandas e debateram medidas preventivas para a segurança dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

CONHEÇA O PROJETO – A reativação do Projeto Ronda Escolar  em Rio das Ostras tem por objetivo garantir maior segurança das escolas, alunos e de toda a sociedade.

As rondas dos bairros realizadas pela Guarda Municipal agora estão sendo direcionadas para as unidades de ensino durante 24 horas. Já as rondas escolares permanecem atuando nos horários das aulas.

O novo modelo de Ronda Escolar tem dois departamentos de inspetoria. Um atua coibindo a criminalidade no ambiente escolar, dando mais segurança para alunos, educadores e pais. Já o outro fica responsável pela prevenção, atuando com guardas municipais capacitados  que realizam projetos lúdicos, como o teatro de fantoches, com temas para alunos do Pré-escolar até o 5 º ano do Ensino Fundamental. Para os jovens do Ensino Médio, acontecerão diversas palestras.