Profissionais da Vigilância Sanitária participam de oficina sobre fiscalização na área de alimentos
Publicada em: 14 de agosto de 2019 - 16h44 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMNesta quarta-feira, dia 14, seis profissionais da Vigilância Sanitária de Rio das Ostras participaram de uma oficina que visa ações de regularização sanitária da área de alimentos. O encontro aconteceu na Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses – SubVisa, no Rio de Janeiro, com a participação de vários municípios do Estado.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária de Rio das Ostras, Nirvana Braga, o evento abriu um amplo debate sobre a Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, abordando os caminhos e desafios do processo de implementação das ações como, por exemplo, proteger a produção artesanal, agricultores familiares e Microempreendedores Individuais – MEIs, visando a fiscalização orientadora e razoabilidade quanto às exigências aplicadas.
Para a chefe de Divisão de Sistemas Sanitários, Rita Raposo, a oportunidade de intercâmbio com autoridades que empreendem, a nível nacional, políticas de inclusão de pequenos e médios produtores, por meio de normativas regulamentadoras de produtos considerados essenciais foi muito importante para toda a equipe.
“Porém carentes de legalização, tudo que foi abordado sobre as políticas de inclusão, faz-nos compreender a necessidade do princípio de razoabilidade nas inspeções e implantações de políticas públicas que contemplem a crescente mão de obra informal na produção de alimentos”, ressaltou.
Durante o evento, também foram formados grupos de trabalho para análise de casos de licenciamento. Para o chefe de Divisão de Licenciamento, Rodrigo César de Araújo, o encontro proporcionou uma troca de experiências bastante produtiva e que vai colaborar muito para o desenvolvimento de ações em Rio das Ostras.
“Essa oficina é de extrema importância, pois além de aumentar nosso conhecimento, tem grande valia para nosso trabalho, já que coincide com a inauguração das feiras municipais que estão acontecendo no Município. Nos proporcionou conhecer uma nova diretriz adotada pelas Vigilâncias Sanitárias de uma fiscalização orientadora na economia solidária”, destacou Rodrigo.
Também participaram do encontro o chefe de Divisão de Alimentos, Carlos Glauco Marins, e os fiscais sanitários Paulo Henrique dos Santos e Otacílio Cunha Filho.


