• Você está em

• Página inicial
  • Saúde

Profissionais de Saúde com mais de 60 anos começam a ser vacinados em Rio das Ostras

• Foto: Cláudio Pacheco
    O veterinário Luiz Paulo Freitas com seu cartão de vacinação em mãos.
  • Foto: Cláudio Pacheco
    O médico Alberto Baldez de 69 anos disse que está com boa expectativa.
  • Foto: Cláudio Pacheco.
    A dentistas Rita de Cássia disse que é um sonho realizado.
  • Foto: Cláudio Pacheco
    A primeira dose da imunização acontece até quinta, 4, no ESF Dona Ediméia.
  • Foto: Claudio Pacheco
Publicada em: 2 de Fevereiro de 2021 - 14h47 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Uma manhã de esperança em Rio das Ostras para os profissionais de Saúde com mais de 60 anos, que são do grupo prioritário que não atua na linha de frente do combate ao Coronavírus. Esses profissionais começaram a se vacinar contra a Covid-19 nesta terça-feira, 2. A primeira dose da AstraZeneca, da Fiocruz, está sendo aplicada no Posto Dona Ediméia, em Nova Esperança, levando um pouco mais de tranquilidade para essas pessoas.

O doutor Alberto Baldez foi o primeiro da fila. Com 69 anos, o médico atua num hospital particular e contou que está com ótima expectativa. “A gente sabe que é preciso muitas doses para imunizar nossa população, mas já é um início. Para nós, médicos, que estamos nessa batalha, é um conforto maior”, disse.

Para a dentista Rita de Cássia Gomes é um sonho realizado. “Há muitos meses estamos nesta expectativa e agora já estou com minha primeira dose tomada. Mesmo assim vou continuar tomando todos os devidos cuidados porque precisamos completar o processo de imunização e a segunda dose é só daqui três meses”.

A vacinação deste grupo prioritário é destinada para médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, dentistas, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

Para tomar a primeira dose é preciso comprovar que atua na área por meio de apresentação de Carteira de Registro Profissional válida, expedida pelos respectivos Conselhos de Classe – CRM, Coren, Crefito e outros.

Esta etapa da vacinação acontece até quinta, 4, das 9h às 16h30. A Prefeitura disponibilizou dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem. Na entrada da ESF os profissionais de Saúde têm suas mãos higienizadas com álcool em gel e precisam do uso obrigatório de máscaras.

Após a vacinação os imunizados recebem um cartão com a data agendada para a segunda dose e um folder sobre detalhes da vacinação.

Em caso de dúvidas ou surgimentos de eventos pós-vacinação ligar para (22) 2771-5971.

O veterinário Luiz Paulo Freitas com seu cartão de vacinação em mãos. Foto: Cláudio Pacheco

O médico Alberto Baldez de 69 anos disse que está com boa expectativa. Foto: Cláudio Pacheco
A dentistas Rita de Cássia disse que é um sonho realizado. Foto: Cláudio Pacheco.
A primeira dose da imunização acontece até quinta, 4, no ESF Dona Ediméia. Foto: Cláudio Pacheco
A Prefeitura disponibilizou uma equipe de enfermeiros e técnicos para aplicar a primeira dose da AstraZenica. Foto: Claudio Pacheco