Profissionais do Bem-Estar Social passam por capacitação

• Foto: Gabriel Sales
    Profissionais da sembes foram capacitados
Publicada em: 24 de Maio de 2019 - 15h34 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Profissionais da sembes foram capacitados Foto: Gabriel Sales

Rio das Ostras promoveu nesta sexta-feira, dia 24, mais uma capacitação para servidores. Cerca de 65 profissionais da Secretaria de Bem-Estar Social participaram do encontro na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, em Jardim Campomar. O evento teve como objetivo contribuir com a formação continuada dos trabalhadores que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

Entre os servidores estavam orientadores e cuidadores sociais, oficineiros, professores de Educação Física, equipe técnica referenciada no Serviço de Convivência e diretores de unidades.

Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria de Bem-Estar Social, Jeane Félix, esses encontros já fazem parte da rotina de trabalho da Rede de Assistência Social e desta vez foi bastante produtivo.

“A capacitação de hoje foi de grande importância para quem trabalha com crianças, adolescentes e idosos. É fundamental que os profissionais estejam sempre se atualizando e trocando experiências. Foi um momento de reflexão, com orientações para a prática e qualificação no atendimento socioeducativo, conforme tipificação do SUAS, que é o Serviço Único de Assistência Social”, ressaltou.

Durante a programação, teve apresentação cultural de Hip Hop e mais duas palestras. Uma delas com o tema “Desafios e Possibilidades para o Trabalho com Crianças e Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos” e outra intitulada “Autismo, cuidando de quem cuida”, além de outras atividades.

Para a cuidadora social Viviane da Silva Cândido, que atua na Casa da Criança de Cidade Praiana, cada capacitação é um grande aprendizado. “Essa foi uma oportunidade de adquirirmos mais conhecimento, principalmente, para quem trabalha com crianças e adolescentes, que lidam com o medo e preconceitos. Tivemos uma dinâmica que foi muito boa para trocarmos ideias, pois muitas pessoas têm dificuldade no trabalho com crianças e, às vezes, não falam, e esse momento foi muito importante nesse sentido”, completou Viviane.