Profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família são capacitados
Publicada em: 18 de Abril de 2019 - 14h07 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMOs investimentos em capacitação de profissionais da Saúde continuam fortes em Rio das Ostras. Esta semana, foi a vez das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – NASF, que fizeram uma capacitação sobre a atuação dentro da Estratégia de Saúde da Família – ESF do Município. O encontro aconteceu no Parque dos Pássaros, em Jardim Mariléa.
De acordo com a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Josiane Marques, o Município de Rio das Ostras aderiu à duas equipes de NASF e cada equipe é composta por 10 profissionais. Entre os profissionais que compõem essas equipes há pediatra, enfermeira sanitarista, psicóloga, assistentes sociais e fisioterapeutas.
Com a ampliação prevista das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), será enviado um projeto à Comissão Intergestora Regional – CIR, para implantação de mais duas equipes e, com a aprovação dessa comissão, o projeto segue para o Estado.
“Esta atuação integrada entre a equipe do NASF e a equipe da ESF permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares. Possibilita ainda a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na Saúde de grupos populacionais”, destacou Josiane, acrescentando que essas ações de Saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da Saúde.
NASF – Segundo o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, os Núcleos Ampliados de Saúde da Família foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.
Atualmente, regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, os núcleos são compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família, as equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.
