O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Programa capacita mulheres da Cidade para o empreendedorismo

  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Programa "Ela Pode" oferece treinamento de empreendedorismo
  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Roberta da Fonseca é costureira e planeja conhecer as novas técnicas da moda
  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Maria Bernadete diz que o curso vai ajudá-la em seu projeto de trabalhar com venda de quentinhas
Publicada em: 11 de outubro de 2019 - 14h32 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O empreendedorismo feminino é um tema que ganha cada vez mais importância no Brasil e, em Rio das Ostras, não é diferente. Nesta sexta-feira, 11, 88 mulheres participaram da primeira etapa do Programa “Ela Pode”. Com oito horas de duração, o Programa é desenvolvido pelo Instituto Rede Mulher com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras. O encontro aconteceu na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel.

O “Ela Pode” tem a possibilidade de promover transformações importantes na sociedade e na economia de uma região, a partir da boa gestão de uma ideia que gera retorno financeiro para estas mulheres.

Durante o treinamento, são abordados temas importantes para os desafios mais comuns na área do empreendedorismo e empregabilidade da mulher, tais como: comunicação, liderança, negociação, finanças, networking, marca pessoal e ferramentas digitais.

“Fortalecer a mulher, de fato, é um tema importante que merece atenção das políticas públicas de Promoção à Mulher. Nosso Município tem este olhar para elas”, disse Eliara Fialho, secretária municipal de Bem-Estar Social.

Segundo Rosemere Gonçalves, diretora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), o empreendedorismo feminino vai muito além da questão econômica. “É a oportunidade de rompimento de várias barreiras sociais, inclusive a violência doméstica”, ressaltou.

Para a cozinheira Maria Bernadete Teixeira, o programa pode auxilia-la a entrar para o mercado de trabalho como fornecedora de quentinhas. “Adoro cozinhar e sei que posso desenvolver um trabalho de excelência nesta área. Como estou desempregada, vim aqui ouvir sobre como vender produtos pela internet, fazer minha imagens e marcas”, contou.

A costureira Roberta da Fonseca Barbosa levou seu filho bebê para o treinamento e está com boas expectativas. “Quero encontrar o caminho para aprimorar minhas técnicas sobre moda, conseguir otimizar as vendas e aumentar minhas redes pela internet. Estou bastante otimista”, contou.

PROGRAMA – Ela Pode é uma iniciativa do Instituto Rede Mulher Empreendedora com o apoio do Google, cujo objetivo é capacitar 135 mil mulheres brasileiras, garantindo independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios e vidas.

As capacitações são oferecidas gratuitamente para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com as demandas apresentadas em cada região.

Programa “Ela Pode” oferece treinamento de empreendedorismo Foto: Gabriel Sales
Roberta da Fonseca é costureira e planeja conhecer as novas técnicas da moda Foto: Gabriel Sales
Maria Bernadete diz que o curso vai ajudá-la em seu projeto de trabalhar com venda de quentinhas Foto: Gabriel Sales

 

Pesquisa no Portal