Programa da Prefeitura de incentivo ao plantio de feijão resulta em safra recorde
Publicada em: 28 de julho de 2005 - 09h17 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMO Programa de incentivo à cultura de feijão da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio das Ostras celebra a colheita da maior safra já obtida no município. O programa faz parte das ações da Prefeitura de apoio aos produtores rurais. A colheita do feijão (do tipo “Xodó” – Phaseolus vulgaris L) será feita até o final de agosto e a previsão é de que resulte em 54 toneladas; mais de cinco vezes maior que a média das safras anteriores.
O Programa visou quadruplicar a área tradicionalmente plantada do município, aumentar a produtividade, incrementar a geração de emprego e renda na área rural de Rio das Ostras e melhorar a qualidade de vida do homem do campo. O plantio de feijão começou em abril de 2005 e abrangeu uma área de 45 hectares, atendendo cerca de 40 pequenos produtores.
Feijão na merenda escolar e pontos de venda da produção
A prefeitura ofereceu aos agricultores sementes certificadas, máquinas e implementos agrícolas, fertilizantes e corretivo (calcário), além de assistência técnica. Em contrapartida, os produtores vão devolver o correspondente a 50% do investimento da prefeitura em sacas de feijão, que serão revertidas para instituições públicas municipais como creches, escolas e hospitais.
Pelo programa, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca vai estabelecer pelo menos três pontos de venda de feijão na área urbana do município, facilitando a comercialização da colheita dos agricultores.
O feijão foi escolhido como a primeira cultura do programa, uma vez que o grão já é cultivado pelos produtores do município e possui amplo mercado no Brasil – antes mesmo do início da colheita já são vários os atacadistas interessados em comprar o produto.
Mandioca deve ser a próxima cultura
Em virtude da satisfação dos produtores e da superação dos objetivos propostos pelo programa da Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca já estuda a próxima cultura a ser fomentada. Os dados preliminares indicam a mandioca de mesa como a melhor opção. Em breve os produtores interessados poderão se inscrever no Departamento de Agricultura da Secretaria, que possui sede na localidade de Cantagalo, área agrícola do município.


