O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Governo
  • Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento é apresentado na Cidade

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento é apresentado na Cidade

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    A reunião ocorreu no Gabinete do Prefeito Marcelino Borba
Publicada em: 25 de Abril de 2019 - 16h43 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A representante do PNUD – Projetos da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Giane Boselli, foi recebida pelo prefeito Marcelino Borba na tarde desta quarta-feira, dia 24, para apresentar o Projeto e fazer o convite oficial para o município aderir à iniciativa. Participaram também da reunião representantes da Assessoria de Comunicação Social e Tecnologia da Informação, Secretaria de Gestão Pública, Procuradoria Geral e Fundação de Cultura, além dos municípios de Cabo Frio e Carapebus.

Durante a apresentação, Giane destacou que a finalidade do PNUD é produzir um conjunto de objetivos que venha suprir os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que nosso mundo enfrenta. Além disso, informou que a ideia é garantir aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para garantir o mais rápido possível o desenvolvimento das cidades.

De acordo com Giane, é importante a participação tanto do Poder Público quanto da sociedade civil organizada. É importante que tenha uma integração econômica, social e ambiental, de forma equilibrada, para garantir o desenvolvimento como um todo. “O maior objetivo é fortalecer a capacidade dos gestores em identificarem necessidades, com diagnósticos e dados específicos, para fortalecer o planejamento das políticas públicas”, esclareceu.

Para o prefeito Marcelino Borba, é importante que Rio das Ostras participe do Projeto visando o desenvolvimento de toda a região. “Vamos trabalhar com planejamento e garantir a sustentabilidade do município para os próximos anos, prevendo formas que não dependam exclusivamente do repasse dos royalties”, declarou o prefeito.

A próxima etapa será a realização de um curso a distância, provavelmente em julho, com os gestores do município para que eles possam identificar quais objetivos podem ser mais bem explorados levando em conta a real necessidade e característica da cidade. “Em seguida, entregaremos um diagnóstico com base na análise do Plano Plurianual apresentando as políticas públicas destacadas que possam vir acelerar os ODS”, explicou Giane.

 

A reunião ocorreu no Gabinete do Prefeito Marcelino Borba Foto: Allexandre Costa

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são:

 1. ERRADICAÇÃO DA POBREZA – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

 2. FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

 3. SAÚDE E BEM-ESTAR – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

 4. EDUCAÇÃO DE QUALIDADE – Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

 5. IGUALDADE DE GÊNERO – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6. ÁGUA LIMPA E SANEAMENTO – Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

7. ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL – Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

8. TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

9. INOVAÇÃO INFRAESTRUTURA – Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

10. REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES – Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

11. CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12. CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13. Ação contra a mudança global do clima – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14. VIDA NA ÁGUA – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15. VIDA TERRESTRE – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

16. PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17. PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Pesquisa no Portal