Programa Mais Alfabetização avalia alunos da Rede Municipal

Publicada em: 25 de agosto de 2018 - 10h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Mais Alfabetização
Alunos dos 1º e 2º anos participaram de avaliação de percurso do Mais Alfabetização Foto: Divulgação
Mais Alfabetização
Rio das Ostras aderiu ao programa do Governo Federal que garante apoio técnico e pedagógico para alfabetização Foto: Divulgação

Rio das Ostras aderiu ao Programa Mais Alfabetização, do Governo Federal, e realizou, ao longo desta semana, avaliação de percurso dos alunos do 1º e 2º anos da Rede Municipal de Ensino. O Programa tem o objetivo de apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos alunos nas áreas de leitura, escrita e matemática.

Com a adesão ao Programa, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer assegura às unidades de ensino o apoio de assistentes, a qualificação dos professores dos 1º e 2º anos e o monitoramento pedagógico. Tudo isso para colaborar com os alunos que ainda não completaram o processo de alfabetização.

O Programa Mais Alfabetização é fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de 20 de dezembro de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

Para ser considerado alfabetizado em Língua Portuguesa, o estudante precisa saber ler, compreender e produzir textos.  A alfabetização em Matemática, por sua vez, acontece quando o aluno consegue raciocinar, representar e resolver problemas em diferentes contextos.