Programa Saúde da Família de Rio das Ostras está em fase final de implantação
Publicada em: 27 de junho de 2007 - 16h10 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMProcesso seletivo de agentes comunitários começa em julho. São 150 vagas.
Rio das Ostras está concluindo a última fase de implantação do Programa Saúde da Família (PSF). Em julho acontece o processo de seleção dos Agentes Comunitários que vão trabalhar no Programa, atuando em contato direto com os moradores, o que viabiliza o trabalho de vigilância, educação e promoção da saúde, realizado pelas equipes. Serão 150 vagas para Agentes Comunitários de Saúde e o salário será de R$ 460.
Para se inscrever, os interessados devem ter mais de 18 anos e nível fundamental completo. O agente comunitário deve ser também morador do local onde atua. Portanto, os candidatos só concorrem às vagas disponíveis na unidade de saúde localizada no bairro onde moram. O contingente de profissionais contratados é proporcional ao número de habitantes da área de abrangência de cada posto de saúde.
Seleção – O processo seletivo é composto de prova escrita e entrevista. Os aprovadores irão receber um curso de qualificação antes de começarem a atuar no PSF.
O Programa Saúde da Família, agora chamado de Estratégia de Saúde da Família, é uma reorientação do modelo assistencial. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
O PSF de Rio das Ostras já foi habilitado pelos governos Federal e Estadual. “Esse é o último passo para a implementação. Nesse primeiro momento o PSF irá funcionar nas unidades de Cantagalo, Mar do Norte, Âncora, Rocha Leão e Cidade Praiana e, em breve, toda a cidade será atendida”, explica a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família de Rio das Ostras, Jane Teixeira.