Programa Saúde da Família já tem mais de 3 mil famílias cadastradas
Publicada em: 18 de junho de 2008 - 08h24 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMCerca de 10 mil pessoas já são beneficiadas pelo programa
Os investimentos da Prefeitura de Rio das Ostras no Programa de Saúde da Família já rendem bons resultados. O Posto de Saúde do Praia Âncora, unidade modelo do PSF, já tem mais de 3 mil famílias cadastradas no programa, beneficiando cerca de 10 mil pessoas, número que corresponde a 13% da população do município.
O moderno posto de saúde, inaugurado no início de 2008, já realizou mais de 17 mil atendimentos. Esse número é o dobro dos registros de atendimentos de saúde realizados nessa localidade no ano passado.
“Os investimentos na prevenção de doenças e promoção da saúde são prioritários. A implantação do PSF em Rio das Ostras é uma conquista não só da Secretaria de Saúde, mas de toda a população”, disse o secretário de Saúde, Sérgio Manhães.
A unidade do Âncora atua com três equipes do Programa de Saúde da Família, oferecendo atendimento de clínica geral, ginecologia, pediatria, fisioterapia, odontologia, serviço social, nutrição e psicologia.
A população local reconhece os resultados. Rodrigo Peixoto, de 22 anos, buscou o posto para tratamento quando apresentou sintomas de uma virose. “Não é a primeira vez que venho aqui e sempre sou bem atendido. Da cidade de onde eu venho não há nada parecido com essa estrutura”, afirma Rodrigo, que mora há menos de um ano em Rio das Ostras.
Os agentes comunitários de saúde fazem visitas periódicas às famílias, identificando as condições de saúde dos moradores de forma integral. Conforme a necessidade, as pessoas são encaminhadas à unidade. No caso de pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção, a equipe de saúde vai até as residências.
A coordenadora do PSF, Jane Teixeira, explica que, embora o trabalho seja focado, o posto de saúde do Âncora atende a pessoas de outras localidades que buscam a unidade. “Não podemos negar atendimento a ninguém”, diz a médica.
Uma forte característica da unidade e do PSF é a aproximação com a comunidade. A equipe do posto de saúde local desenvolveu grupos de acolhimento e apoio sobre planejamento familiar, hipertensão e diabetes, idosos, para crianças e adolescentes – alinhados aos programas de saúde da rede municipal.
A equipe de fisioterapia realiza um trabalho com os moradores todas as semanas, orientando exercícios, alongamento e caminhadas ao redor do posto de saúde. Também existe um atendimento fisioterápico exclusivo para crianças.


