O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Programa Saúde do Idoso mantém atividades remotas em Rio das Ostras

  • Foto: divulgação
    Descrição da foto
    Dona Leda participa das atividades do Programa pelo celular, neste período de isolamento social
Publicada em: 10 de agosto de 2021 - 16h32 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

 

Dona Leda participa das atividades do Programa pelo celular, neste período de isolamento social Foto: divulgação

Como a população idosa faz parte do grupo de risco para a Covid-19, o Programa Saúde do Idoso, da Prefeitura de Rio das Ostras, precisou se reestruturar para não interromper os atendimentos. A equipe multidisciplinar está promovendo atividades coletivas e atendimentos individuais, de forma remota, para continuar levando saúde e qualidade de vida aos idosos.

“Utilizando whatsapp e telechamadas, mantemos as estratégias de cuidado e, ao mesmo tempo, evitamos a exposição de nossos usuários, tanto no deslocamento para os postos quanto no próprio posto, onde muitas vezes é difícil manter o distanciamento social em ações coletivas”, explica a coordenadora do Programa, Ana Lúcia Couto.

O atendimento aos idosos segue remotamente com o Grupo Saúde do Idoso, que se reúne via whatsapp duas vezes por semana, o Plantão do Idoso, que atende a demandas individuais dos usuários, o Ambulatório de Memória e Atenção, destinado a pessoas com dificuldades de memória e cognição e Atendimento Psicossocial.

GRUPO ONLINE– O Grupo Saúde do Idoso, com o tema “Cuidados na Quarentena”, surgiu como uma opção aos grupos presenciais realizados nas unidades básicas de Saúde.  Com mais de 100 integrantes, o grupo se reúne às terças e às quintas-feiras, às 9h30.

Durante a manhã acontecem as rodas de conversa com assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e terapeuta ocupacional. Em seguida às atividades coletivas, os idosos que tiverem necessidade podem participar do Plantão do Idoso, um serviço de acolhimento de demandas individuais.

Os grupos são muito importantes para integração e bem-estar dos idosos. A equipe usa de criatividade e muito carinho para promover atividades saudáveis e que também levem alegria às pessoas atendidas.

No Dia dos Avós, 26 de julho, o Programa Saúde do Idoso fez uma homenagem a todos os vovôs e vovós do Grupo. Com 13 netos e 3 bisnetos, Leda Brito ganhou o título da avó com mais descendentes.

Leda Brito, de 76 anos, é moradora do Âncora e já participava do Programa antes do período da pandemia, quando foi necessário suspender as atividades presenciais.

“No grupo, a gente conversa com a equipe sobre vários temas referentes à Saúde, exercícios físicos, alimentação cuidados que nós idosos devemos ter e tiramos dúvidas. E ainda tem diversão e lazer. A gente fala e escuta os outros. Isso é muito bom!”, conta Dona Leda, que ainda destaca o trabalho do Plantão do Idoso, que a ajuda com a marcação de exames e orientações pessoais sobre sua saúde.

Moradores do Município com 60 anos ou mais podem participar do Grupo. Basta ligar para o Departamento do Programas de Saúde, 22 2771-6272, e solicitar sua inclusão.

MEMÓRIA E ATENÇÃO – O Programa também oferece, de forma remota, serviços do AMAI – Ambulatório de Memória e Atenção ao Idoso, destinado a pessoas idosas com queixas cognitivas, como dificuldades de atenção e memória.

A equipe realiza a avaliação de rastreio cognitivo, estimulação cognitiva em grupo e apoio a cuidadores de idosos.

Para participar, o morador deve agendar uma avaliação presencial pelo telefone 2771-6362.  A avaliação é realizada na Unidade de Estratégia de Saúde da Família do Operário, na Rua Cantagalo, s/n°.  Não há necessidade de encaminhamento médico.

ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL – O atendimento psicossocial é outro serviço oferecido pelo Programa.  Pela busca ativa são identificadas demandas e os usuários orientados sobre o cuidado em saúde a partir de estratégias territoriais.  Os contatos acontecem por telechamada ou via whatsapp.

ESTÁGIO – A vivência no Programa Saúde do Idoso também contribui para a formação de novos profissionais, uma vez que oferece oportunidade de estágio para acadêmicos de Nutrição.

Bianca Araújo de Almeida, estudante do último período do curso de Nutrição da UFRJ, estagiou no Programa, inclusive nas atividades remotas, e destaca a importância dessa experiência.

“As atividades desenvolvidas durante a pandemia no grupo de idosos foram bastante significativas, uma vez que ampliaram o conceito de Saúde possibilitando o estímulo à promoção de práticas alimentares saudáveis, da escuta e da socialização. Essa experiência me mostrou a importância de observar a realidade, entendê-la e conhecer o público que está sendo atendido, e, também, sobre adaptação do profissional para realizar a educação alimentar e nutricional”, completou Bianca.

Pesquisa no Portal