Campanha Outubro Rosa é encerrada com ações na Casa de Cultura
Publicada em: 31 de outubro de 2019 - 14h16 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM


No mês de outubro, Rio das Ostras abraçou, mais uma vez, a campanha do Outubro Rosa, intensificando os cuidados para diagnóstico precoce do câncer de mama. Nesta quinta-feira, dia 31, equipes de Saúde estiveram na Casa de Cultura de Rio das Ostras, no Centro.
Durante o encontro, foram realizadas prática integrativa corporal, rodas de conversa sobre prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata e, ainda, foi oferecido café da manhã. Também foi feita a chamada para a Campanha Novembro Azul, que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Maria Luiza Alves, moradora do Âncora, participou de diversas atividades do Outubro Rosa. “Fiz a mamografia no início do ano e estou tranquila. Precisamos nos prevenir”. Para Valéria Gabino, a prevenção da doença deve ser realizada o ano todo. “Alimentação saudável e prática de atividade física são fundamentais, sempre. Temos que manter um estilo de vida saudável”, completou.
A diretora do Departamento de Programas de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Michella Câmara, falou sobre a importância da Campanha. “Quando as pessoas estão bem assistidas e informadas, podem conquistar histórias de vidas mais saudáveis. Este é o principal objetivo dessa Roda de Conversa. Estilo de vida saudável foi a temática do Outubro Rosa neste ano. Cerca de 70 por centro do cânceres podem ser prevenidos”, destacou.
AÇÕES – Nesta edição do Outubro Rosa foram realizadas 16 ações informativas e de promoção da Saúde nas Unidades do Município. Todas aderiram às ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama com atividades diferenciadas. “Na Campanha, a mulher lembra que deve passar por um profissional de Saúde. A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras registrou um aumento da solicitação pelo exame clínico das mamas. Também tivemos 264 mamografias agendadas pelo Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria. Outra boa notícia foi o aumento de quase 40 por cento na coleta do preventivo”, completou Michella Câmara.
OUTUBRO ROSA – O saldo da campanha foi muito positivo na Cidade, com a adesão de entidades da sociedade civil organizada e da iniciativa privada. Aproximadamente 1200 usuários contemplados diretamente nas ações informativas das unidades.
“Nossa campanha foi muito positiva. Conseguimos levar informações além das Unidades de Saúde. “Captamos mulheres em estágio inicial de câncer de mama. Várias deram entrada no Programa Saúde da Mulher com o diagnóstico de câncer de mama e vão conseguir se tratar a tempo”, conta a diretora do Departamento de Programas de Saúde.