Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Programação do Novembro Azul segue nas unidades de saúde

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Na Clínica da Família a programação contou com acolhimento e orientações de saúde
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    No Nasca, as atividades foram voltadas para os adolescentes e familiares
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Vigilância em Saúde faz ações educativas nas empresas sobre Saúde do Homem
Publicada em: 22 de novembro de 2022 - 09h24 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Na Clínica da Família a programação contou com acolhimento e orientações de saúde Foto: Allexandre Costa
No Nasca, as atividades foram voltadas para os adolescentes e familiares Foto: Divulgação
Vigilância em Saúde faz ações educativas nas empresas sobre Saúde do Homem Foto: Divulgação

Rio das Ostras mantém uma programação especial voltada para os cuidados com a Saúde do Homem. As atividades do Novembro Azul continuam nas unidades de saúde, com rodas de conversa, palestras, exames, ações educativas, entre outras.

Nesta terça, é a vez da unidade de saúde do Mar do Norte promover um dia especial, a partir das 8h. As atividades incluem Educação em Saúde sobre câncer de próstata, conscientização sobre vida saudável para promoção da saúde e prevenção de agravos e acompanhamento de saúde.

Distribuição de preservativos masculinos, realização de testes rápidos para rastreamento de ISTs: sífilis, hepatite B e C e HIV e atualização da caderneta de vacinação também estão programadas.

No dia 24, quinta, às 8h30, a Unidade de Rocha Leão vai promover o Dia da Saúde Integral do Homem. Nesse dia, a programação inclui atividade física, roda de conversa sobre saúde mental, alimentação saudável e câncer de próstata.

As equipes de saúde também vão oferecer avaliação da saúde bucal, atualização do cartão vacinal, verificação da pressão arterial e teste rápido para IST.

Na sexta, 25, na Unidade de Saúde de Cidade Praiana, também haverá oferta de teste rápido para prevenção da ISTs, ações educativas, distribuição de preservativos e orientações sobre o câncer de próstata. E na mesma unidade, no dia 29, terça, haverá atividade de alongamento orientada por fisioterapeutas

Na Unidade de Saúde do Operário, as atividades acontecem no dia 30, quarta, com acolhimento, ações educativas, solicitação de exames, distribuição de preservativos.

AÇÕES EDUCATIVAS – Na segunda, 21, a Unidade de Saúde da Boca da Barra fez um café da manhã, com roda de conversa sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.

Na Clínica da Família, no Âncora, a equipe de saúde promoveu uma especial acolhida da população masculina, com orientação e incentivo à adoção de hábitos saudáveis, ações educativas e preventivas, solicitação de exames para diagnóstico precoce, teste rápido para prevenção de ISTs, atualização vacinal e distribuição de preservativos.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE –  Como parte da programação do Novembro Azul, a equipe da Vigilância em Saúde está visitando as empresas do Município para conversar com os trabalhadores sobre cuidados de saúde e prevenção ao câncer de próstata. A equipe de saúde incentiva a adoção de hábitos e alimentação saudáveis.

“A Política Nacional de Saúde do Homem ressalta que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas e que morrem mais precocemente que as mulheres”, diz Marcelo Barelli, Coordenador de Vigilância em Saúde.

A Vigilância da Saúde do Trabalhador de Rio das Ostras realiza ações de Educação em Saúde do Trabalhador, para orientar os trabalhadores e os responsáveis pelas empresas sobre as questões ocupacionais.

Pesquisa no Portal