O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Áreas urbanas ganham árvores nativas

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Com o projeto, Rio das Ostras vai ampliar as ilhas de vegetação nas áreas urbanas
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Estão sendo plantadas mudas de árvores frutíferas e outras espécies da Mata Atlântica
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Moradores são convidados a acompanhar o próximo plantio no dia 25, a partir das 8h, no Praiamar
Publicada em: 18 de agosto de 2023 - 17h05 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras está dando continuidade ao Projeto Bosques Urbanos, que visa a formação de ilhas de vegetação nas áreas urbanas. A expectativa é que, até o final deste ano, sejam plantadas 3 mil árvores, prioritariamente espécies da Mata Atlântica e frutíferas. Nesta sexta, dia 18, a localidade de Village ganhou 300 mudas e os moradores são convidados a participar do plantio da próxima sexta-feira, dia 25, das 8h às 16h, nos canteiros dos dois lados da rodovia, entre a Câmara Municipal e o Batalhão da Polícia Militar.

O lançamento do Bosques Urbanos ocorreu em abril deste ano, com o plantio de 300 mudas na rotatória de Ouro Verde. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a implantação dos Bosques Urbanos contribuirá para conservação, preservação e enriquecimento da biodiversidade, além da melhoria da qualidade de vida da população.

Com o plantio das mudas, a Prefeitura pretende florestar áreas urbanas, contribuindo para manter a permeabilidade do solo, aumentar a cobertura vegetal do local e preservar a flora e fauna nativa da Cidade. A iniciativa conta com o apoio do Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras por meio da equipe de Jardinagem.

PRIMEIRA FASE – Na primeira fase, o projeto vai promover o plantio de 1 mil mudas em uma área de 5000m2 entre as localidade de Village e Âncora. Bosques Urbanos vai alcançar outras localidades até o final do ano. Entre as árvores que vêm sendo plantadas estão espécies como o ipê, paineira, pau-brasil e frutíferas, dentre essas mangueira, abacateiro e cajá-manga.

Com o projeto, Rio das Ostras vai ampliar as ilhas de vegetação nas áreas urbanas Foto: Allexandre Costa
Estão sendo plantadas mudas de árvores frutíferas e outras espécies da Mata Atlântica Foto: Allexandre Costa
Moradores são convidados a acompanhar o próximo plantio no dia 25, a partir das 8h, no Praiamar Foto: Allexandre Costa

Pesquisa no Portal