Projeto Botinho de Rio das Ostras reúne 500 crianças

• Foto: Allexandre Costa
    Alexandre Couto, Gerente do SESC Nova Friburgo, destacou a sinergia do projeto.
  • Foto: Allexandre Costa
    A Major Lia Povill destacou o apoio da Prefeitura no Projeto Botinho 2022.
  • Foto: Allexandre Costa
Publicada em: 17 de Janeiro de 2022 - 18h32 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O Prefeito Marcelino Borba destacou a importância da edição 2022 do Projeto Botinho. Foto: Allexandre Costa
Alexandre Couto, Gerente do SESC Nova Friburgo, destacou a sinergia do projeto. Foto: Allexandre Costa
A Major Lia Povill destacou o apoio da Prefeitura no Projeto Botinho 2022. Foto: Allexandre Costa
O Projeto Botinho acontece o dia 28 de Janeiro em diversas praias de Rio das Ostras. Foto: Allexandre Costa
O Projeto Botinho deste ano atenderá cerca de 500 crianças e adolescentes do Município. Foto: Allexandre Costa
As equipes estarão divididas em Golfinhos, Moby Dick, Tubarão, e Sereias/Lobos do mar. Foto: Allexandre Costa

Começou oficialmente na manhã desta segunda-feira, 17, a edição 2022 do Projeto Botinho, a colônia de férias realizada pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro que mais uma vez tem total apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, através das secretarias de Educação, Esporte e Lazer, e de Segurança Pública, e do Sesc RJ.

A cerimônia de abertura, realizada na praia do Bosque, contou com a presença do Prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba, da Major Lia Povill, Comandante do destacamento 2/9 do Corpo de Bombeiros em Rio das Ostras, e de Alexandre Couto, Gerente do SESC Nova Friburgo. Também participaram da abertura do evento o Prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, acompanhado pelos Deputados Gutemberg e Rosenverg Reis, além de secretários municipais de diversas pastas.

O Projeto Botinho deste ano atenderá cerca de 500 crianças e adolescentes do Município, além de aproximadamente 100 adultos. As equipes estarão divididas em Golfinhos (07 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos), Tubarão (de 15 a 17 anos), e Sereias/Lobos do mar (acima dos 18 anos).

O objetivo é trazer instruções de salvatagem, conhecimentos sobre condições do mar, correntes e marés, além de propiciar uma compreensão integrada do meio ambiente em todas as suas relações, envolvendo os aspectos ecológicos, de preservação e as formas de preservação do meio ambiente, auxiliando os participantes nos aspectos relacionados à cidadania, responsabilidade social e compromisso.

Para o Prefeito Marcelino Borba, o Botinho deste ano será uma edição especial, sobretudo pelo número de inscrições e por ser um evento que envolve educação e recreação.

Não tenho como manifestar minha alegria ao ver esta garotada toda aqui na praia. No começo eram 180 crianças, hoje são 500. O Botinho é um projeto maravilhoso, que infelizmente foi impactado pela pandemia em 2020. Este ano retomamos com força total, promovendo novamente a integração do esporte com a família, oferecendo educação e recreação para todas as idades. No próximo ano quero que tenhamos pelo menos 1000 vagas disponíveis para a população de Rio das Ostras” afirmou o Prefeito.

O Prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, que também participou da cerimônia de abertura, se disse encantado com a vibração dos participantes do Botinho.

Estou muito feliz de estar em Rio das Ostras e de ver o sucesso deste projeto tão importante desenvolvido pelos Bombeiros em parceria com a Prefeitura e o Sesc” disse Reis.

Sensação semelhante foi manifestada pelo Gerente do SESC Nova Friburgo, Alexandre Couto.

Existe uma sinergia poderosa entre o SESC RJ e o Projeto Botinho. Estamos falando em desenvolver nossas crianças, lhes trazendo noções importantes de sustentabilidade e cidadania” destacou Alexandre.

Entusiasta do Botinho, o assessor executivo de Esporte e Lazer da Prefeitura, Alberto Moreira Jorge, fez questão de lembrar que o evento de Rio das Ostras é o maior do estado do Rio, superando inclusive o realizado na capital.

Temos que agradecer ao Corpo de Bombeiros, ao Prefeito Marcelino e a todos aqueles que tanto apoiam o esporte em Rio das Ostras. O que queremos é transformar esta cidade, tornando-a cada vez melhor e mais humana” disse Betinho.

Também estiveram presentes no lançamento do Projeto Botinho 2022, a Procuradora Geral do Município, Elaine Gerk; o Secretário de Gestão Pública, Mário Baião; Secretário de Segurança Pública, Marcus Rezende; Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Igor Pessanha; Secretário de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Daniel Martins; Secretário de Administração Pública, Giovanni da Silva Zaror, e o Secretário de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Paulo Cesar Viana. E ainda o presidente da Câmara Municipal, Mauricio Mesquita, e os vereadores Sidney Mattos, Uderlan Hespanhol, Rodrigo Barros, Tiago Crisóstomo, Leonardo Tavares e João Francisco.

A abertura também contou com a presença do Subtenente Jorge Mazzo, Coordenador da Defesa Civil de Rio das Ostras, do Subsecretário de esporte e lazer, Fábio Teles, da Presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, e do Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Alexandre Beleza. A Secretaria de Educação foi representada por Deise Bastos, Subsecretária pedagógica.

O Projeto Botinho acontece desde 1963, no período de férias escolares. A edição deste ano irá até o dia 28 de janeiro.