O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Assistência Social
  • Projeto Casa da Criança de Rio das Ostras promove colônia de férias

Projeto Casa da Criança de Rio das Ostras promove colônia de férias

Publicada em: 30 de dezembro de 2014 - 08h40 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Atividades lúdicas e recreativas desenvolvidas pela Secretaria de Bem-Estar Social começam na próxima segunda, dia 5

A Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras programou mais uma colônia de férias nas unidades do Projeto Casa da Criança instaladas no Município. O objetivo da Prefeitura é oferecer uma alternativa aos pais que precisam trabalhar neste período. A programação recreativa começa nesta segunda, dia 5, e segue até o próximo dia 30 de janeiro, sempre de segunda a sexta entre 8h e 16h.

Atualmente, 300 crianças, de 18 meses até 6 anos de idade, são cuidadas pelas equipes das Casas da Criança. Durante a colônia de férias, elas vão participar de atividades lúdicas e receber alimentação. O Município conta com quatro Casas da Criança, sendo duas localizadas no Âncora, uma em Cidade Praiana e outra, no Liberdade. Todas as unidades promovem a colônia de férias.

“Entendemos que nossa cidade é turística e o período de férias traz oportunidades de trabalho para muitos moradores. Sendo assim, programamos uma colônia de férias para as crianças atendidas nas unidades para que os pais tenham mais tranquilidade na hora de seguir para o trabalho”, comentou o prefeito Sabino.

Moradora em Boca da Barra, Gilda Paes Trindade é mãe do pequeno Guilherme, que tem três anos de idade. A partir do dia 5 de janeiro o menino começa a participar das atividades da Casa da Criança, na unidade Liberdade. “A colônia de férias é um momento especial para meu filho e ao mesmo tempo fundamental para que eu possa continuar trabalhando”, disse a diarista que aproveita o momento em que a cidade está bastante movimentada com turistas e veranistas para aumentar a renda da família.

ATIVIDADES – A Colônia de Férias que acontecerá nas quatro unidades do projeto Casa da Criança, sendo Âncora I, Âncora II, Cidade Praiana e Liberdade, terá uma série de atividades lúdicas e recreativas. As crianças menores, com até dois anos de idade participarão de oficinas de pintura, recorte, massinha e colagem, além de ouvir histórias e serem estimuladas a desenhar.       Os assistidos entre 3 e 5 anos terão recreação, teatro, oficina de dobradura, pintura com guache e parquinho. Todos os participantes receberão café da manhã, almoço, lanche e jantar ao longo do dia, além de fazer passeios turísticos conhecendo as belezas da cidade.

“Com a terceira edição da colônia de férias, as crianças ficam com a garantia de muita diversão e segurança. A Equipe selecionada para trabalhar também aproveita o momento para confraternizar e conhecer novos profissionais que vêm de outras unidades. Isso faz com que a união seja garantida entre os servidores. Essa troca de experiências é de extrema importância, por isso agradeço aos profissionais da Secretaria de Bem-Estar Social que trabalham com muito amor e dedicação fazendo desse Projeto um sucesso”, finalizou a secretária Rose Santos.

BOX – A pequena Maria Eduarda Gomes, de 6 anos, depois de passar três anos na Casa da Criança do Liberdade, deixou a unidade  onde se desenvolveu e aprendeu a se expressar melhor por meio das oficinas de raciocínio lógico, psicomotricidade, musicalidade e artes. Para a mãe da menina, Patrícia da Conceição, foi bom ver a filha crescer e apreender coisas novas. “Em casa eu não teria condições de passar tudo isso para ela. Sei que faz parte do processo de aprendizado dela ampliar seus horizontes”, destacou orgulhosa.

A unidade da Casa da Criança que funciona na localidade do Liberdade atende atualmente a 76 crianças, entre os primeiros meses de vida até os seis anos, quando deixam a unidade. Eles passam parte do dia na Casa, onde participam das oficinas de raciocínio lógico, psicomotricidade, musicalidade e artes. A diretora Marlúcia Pereira destaca que as vagas são preenchidas por meio do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social Central e que os interessados devem procurar a unidade para se inscrever.

 

Pesquisa no Portal