Projeto da Prefeitura já rendeu mais de 2 mil novas mudas
Publicada em: 12 de julho de 2006 - 16h11 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio das Ostras implementou um projeto pioneiro no município. A Secretaria estruturou uma Unidade de Produção de Compostagem para aproveitamento das sobras de podas de árvore. Parte desse material vira adubo orgânico e outra, é trocada por mudas de plantas nativas com instituições e empresas que necessitam de lenha – como olarias e restaurantes. Desde março, o município já recebeu mais de 2 mil e 200 novas mudas, que estão sendo plantadas em várias áreas da cidade.
Desde o início da produção da Unidade, cerca de 790 metros cúbicos de poda foram trocados por mudas: são três novas plantas por cada metro cúbico do material processado. São mudas de maior porte, com cerca de 1,5 metro, já adaptadas.
O objetivo da Secretaria de Meio Ambiente é garantir a sustentabilidade de seus projetos e unidades. A troca de lenha por mudas já garantiu, neste ano de 2006, a aquisição de novas plantas sem custo para o município, para os projetos desenvolvidos no Parque Municipal – de produção de mudas para reflorestamento e arborização urbana.


