O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Guarda Civil Municipal
  • Projeto da Prefeitura leva Educação para o Trânsito às comunidades

Projeto da Prefeitura leva Educação para o Trânsito às comunidades

Publicada em: 4 de outubro de 2005 - 14h47 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Como base para as ações de conscientização, a Guarda Municipal realiza uma pesquisa sobre trânsito com moradores e visitantes

A Secretaria de Guarda e Trânsito da Prefeitura de Rio das Ostras lança o Projeto “Educação Para o Trânsito nas Comunidades”, como forma de levar conhecimento sobre o Código Nacional de Trânsito a todos os segmentos da sociedade, prevenindo acidentes. Como base para o projeto, a Guarda Municipal realizará pesquisas periódicas junto a motoristas, pedestres, ciclistas, condutores de veículo de tração animal, entre outros elementos de trânsito, para conhecer as principais dúvidas da população e ouvir sugestões. As informações coletadas servirão de orientação aos trabalhos futuros de conscientização promovidos pela Guarda Municipal.

O Projeto, idealizado e coordenado pelo Guarda Edson Alves da Silva, visa informar os moradores e visitantes sobre o trânsito, com foco especial no caso de Rio das Ostras. O Secretário de Guarda e Trânsito Cel. Sérgio Pinto, diretores de departamentos e guardas municipais estão participando em conjunto da iniciativa. Por meio de palestras informativas, a Guarda Municipal vai visitar associações de moradores, grêmios, instituições religiosas, entre outras, como forma de se aproximar da população, multiplicar conhecimento e sensibilizar as pessoas sobre os riscos inerentes ao comportamento inadequado no trânsito.

Pesquisa de Trânsito

Em uma primeira fase da pesquisa, realizada no Centro da cidade, a Guarda Municipal constatou que está no caminho certo ao apostar na educação como forma de prevenção. Foram comuns as demonstrações de desconhecimento da legislação. Quase 70% dos pedestres disseram ignorar a necessidade de atravessar a rua na faixa de pedestres. Quanto aos ciclistas, 30% andam na contramão e 64% não sabem que a bicicleta é um veículo e está sujeita às leis de trânsito. Ainda 10% dos motociclistas são contra o uso do capacete, mesmo com a comprovação deste como um equipamento que pode salvar vidas em caso de acidentes. A Guarda Municipal continuará realizando as enquetes periodicamente e conta com a colaboração dos munícipes na realização deste importante trabalho.

Pesquisa no Portal