Projeto de Práticas Integrativas em Saúde ganha visibilidade nacional

• Foto: Jorge Ronald
    A fisioterapeuta Vanessa Gioia orienta a Automassagem e Autoalongamento pela Internet aos pacientes do Projeto "PICS Ao Alcance de Todos".
  • Foto: Arte
    Projeto "PICS Ao Alcance de Todos", de Rio das Ostras, ganhou destaque em Congresso Nacional.
Publicada em: 7 de Maio de 2021 - 12h58 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A fisioterapeuta Vanessa Gioia orienta a Automassagem e Autoalongamento pela Internet aos pacientes do Projeto “PICS Ao Alcance de Todos”. Foto: Jorge Ronald
Projeto “PICS Ao Alcance de Todos”, de Rio das Ostras, ganhou destaque em Congresso Nacional. Foto: Arte

Importante iniciativa dos profissionais da Rede Municipal de Saúde de Rio das Ostras, o projeto PICS ao Alcance de Todos foi selecionado para o II CONAPICS (Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde). O evento aconteceu no final de abril, de forma online, com a participação de mais de 30 mil inscritos.

O trabalho foi apresentado sob o tema “A Implantação do Projeto PICS ao Alcance de Todos no Contexto de Pandemia e Pós Pandemia da Covid-19 na Atenção Primária do Município de Rio das Ostras”, de autoria de Daniela Bernardino de Lima (Fisioterapeuta), Isabel do Amparo Martins Rial (Médica Homeopata), Janaina Luiza Santos (Professora da UFF – Rio das Ostras), Isabel Cristina Ribeiro Regazzi (Professora da UFF – Rio das Ostras), Michella Florencio Câmara (Diretora do Departamento de Programas de Saúde).

A Fisioterapeuta Daniela Lima ressalta a importância do Município ser representado em congressos deste porte com trabalhos tão relevantes para a população:

“Participar desse Congresso e ter nossos resumos publicados nos incentiva a ampliar o Projeto PICS ao Alcance de Todos para que mais munícipes sejam beneficiados”, afirma a fisioterapeuta.

PICS – As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) formam um conjunto de abordagens integrativas e complementares com uma visão abrangente do ser humano e dos processos da saúde, doença e cura.

As Práticas começaram a integrar o escopo de serviços de saúde prestados à população de Rio das Ostras de forma mais ordenada e efetiva a partir de janeiro de 2021 pelo do Projeto PICS ao Alcance de Todos, porém algumas delas já vinham sendo oferecidas à população.

O Projeto oferece Automassagem/Autoalongamento, Homeopatia, Dança Sênior, Shantala, Reiki, Terapia Floral pelo SUS e de modo online para os munícipes de Rio das Ostras.

COMO PARTICIPAR – Desde o seu início, em janeiro de 2021, o Projeto PICS ao Alcance de Todos, que funciona de modo totalmente online, já recebeu cerca de 320 inscrições de munícipes para os diversos atendimentos.

Para se inscrever, basta enviar mensagem para o whatsapp (22) 99745-6869, preencher o formulário disponibilizado e enviar as fotos dos documentos solicitados.