Projeto Ostrinha na Floresta está confirmado

Publicada em: 6 de Maio de 2024 - 15h53 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Foto: Matheus Muller
Foto: Matheus Muller

Iniciativa de Rio das Ostras leva educação ambiental, diversão e técnicas de sobrevivência na mata a crianças e adolescentes

Durante a manhã desta segunda-feira, 6 de maio, gestores da Prefeitura de Rio das Ostras, do Exército Brasileiro, da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal, se reuniram no auditório do Núcleo de Gestão Pedagógica, da Secretaria Municipal de Educação, para anunciar a volta do projeto Ostrinha na Floresta e discutir detalhes do Projeto.

O Projeto, que aconteceu pela última vez em 2014, tem o objetivo de ensinar técnicas de sobrevivência em florestas e áreas de mata, combate ao fogo, lições de educação ambiental, ensinamentos sobre fauna e flora, e sociabilização, além de promover momentos de diversão e recreação.

Para não deixar as crianças ociosas no período de recesso escolar, o Ostrinha na Floresta acontecerá entre os dias 15 e 26 de julho deste ano, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h. As inscrições estão previstas para acontecer um mês antes, em junho, na quadra do Colégio Municipal Professora América Abdalla.

Ele será realizado em diversos locais de mata nativa e reservas florestais, tais como o Parque Municipal, no Mar do Norte, Fazenda Itapebussus, e a Reserva Biológica União, em Rocha Leão.

Serão oferecidas aproximadamente 450 vagas, divididas em três categorias: Mico Leão, para crianças de 7 a 10 anos; Capivara, para adolescentes de 11 a 13 anos; e Lobo-Guará, para jovens entre 14 a 17 anos.

Os inscritos receberão uniforme completo, composto de camisa, calça e gandola (jaqueta) militar, boné e coturno. Eles ainda receberão uma garrafinha para líquidos e mochila.

Além de todo aparato do Exército, o projeto também terá participação da Secretaria Municipal de Saúde, apoiando com ambulâncias, repelente e protetor solar. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também estará em conjunto, proporcionando aulas de educação ambiental e realizando um grande plantio de mudas de árvores nativas com os inscritos no Projeto.

Já a Secretaria de Educação irá disponibilizar ônibus escolares para translado dos grupos até os locais de realização do Projeto. O local de partida será sempre no Centro Esportivo Chico Leite, a Vila Olímpica, localizada no Village.

Além da organização e desenvolvimento da iniciativa, a Subsecretaria de Esporte e Lazer fornecerá profissionais para dar apoio e instrução para as turmas, além da distribuir água, lanche e frutas para os participantes.

O Ostrinha na Floresta é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Exército Brasileiro.

PRESENÇAS – Participaram da reunião a assessora de Esporte e Lazer, Ana Paula Duarte; o coordenador da Defesa Civil Municipal, Tenente Bombeiro Militar Jorge Mazzo; o coordenador de Apoio a Eventos da Guarda Civil Municipal, Ilcinei Jardim; o auxiliar de Comunicação Social da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea – Escola Forte Marechal Hermes, SubTenente Mendonça; o diretor de Departamentos e Programas da Saúde, Eliezer de Carvalho; o subcoordenador de Marketing da Assessoria de Comunicação Social, Diego Haritoff; e Rélica Miranda, representante da Secretaria de Educação.