O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Projeto recupera áreas verdes em Rio das Ostras

Publicada em: 1 de Março de 2007 - 11h01 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Alunos da rede pública plantam mudas na margem do rio Jundiá, um dos mais importantes da região

Alunos da Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza, em Cantagalo, Rio das Ostras, fizeram, nesta quinta-feira, 1º de março, o plantio de 50 mudas nas margens do rio Jundiá, um dos mais importantes da região. A ação de reflorestamento faz parte do Projeto de Educação Ambiental para recuperação da mata ciliar (do entorno) do rio, feito pela escola em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Em dois anos, foram plantadas cerca de 120 mudas.

O projeto, coordenado pelo professor André Nogueira, busca despertar a consciência ecológica dos alunos. A iniciativa visa multiplicar a idéia de preservação do rio Jundiá e das áreas verdes em Cantagalo. Foi realizado um mapeamento básico do rio e identificadas áreas degradadas: algumas assoreadas e outras que viraram pasto.

Além das ações de replantio, os estudantes desenvolveram uma cartilha educativa, que foi distribuída aos produtores locais. O projeto leva em conta a manutenção do replantio e conta com o envolvimento da comunidade. São escolhidas áreas dentro de propriedades rurais de pais e parentes dos alunos, o que desperta a responsabilidade dos estudantes, que cuidam da mata recuperada.

A escola tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, que fornece as mudas, ferramentas de plantio e a assessoria técnica. O projeto se integra a outras ações da Prefeitura voltadas para o reflorestamento e recuperação das matas ciliares, no entorno dos rios do Município.

Rio Jundiá – A nascente do rio Jundiá fica Serra do Pote e seu curso encontra o rio Iriry, onde formam o rio das Ostras. O Jundiá nasce na zona rural e desemboca no Loteamento Praia Âncora, em área urbana. Por suas características e extensão, o Jundiá é o principal rio da bacia hidrográfica do rio das Ostras e sua preservação é fundamental para o ecossistema da região.

Pesquisa no Portal