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Pronto-Socorro recebe mais profissionais e contará com novos leitos

Publicada em: 29 de Janeiro de 2008 - 12h46 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Unidade de saúde registrou mais de 150 mil atendimentos em 2007, um aumento de 50% em relação ao ano anterior
O Pronto-Socorro Municipal de Rio das Ostras registrou mais de 150 mil atendimentos em 2007, um número 50% superior ao ano anterior. Para atender ao aumento da demanda sem perder a qualidade, a Prefeitura trabalhou na redistribuição e ampliação dos serviços e já estuda a ampliação do número de leitos. Além disso, investiu em contratações e na qualificação dos profissionais.
A unidade atende, em média, 450 pacientes por dia, realizando também procedimentos de enfermagem e ortopédicos, além de exames radiológicos e laboratoriais. No ano passado, foram mais de 200 mil procedimentos realizados.
O Pronto-Socorro foi reformado e passou a contar com equipamentos de alta tecnologia e um ambiente humanizado. A unidade funciona 24 horas e conta com cerca de 400 funcionários, dentre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, dentistas, entre outros.
Dentre as novidades deste ano está a criação do cargo de diretor geral, que atua como um importante apoio à equipe. A direção está a cargo do médico Cláudio Maciel.
“Nossa meta é o bom atendimento à população. Estamos nos organizando para atender a uma demanda cada vez maior, inclusive de pacientes de outros municípios”, diz o diretor.
Cláudio Maciel informou ainda que o Pronto-Socorro está sendo reestruturado para ampliar o número de leitos. Também foi criada a figura do supervisor, para dar apoio aos pacientes e às famílias e cuidar para que nenhuma pessoa que necessite de atendimento urgente espere por muito tempo na recepção. A direção está consolidando um serviço de triagem de pacientes para encaminhar os casos ambulatoriais para os postos de saúde, priorizando os casos emergenciais. O objetivo é agilizar o atendimento e salvar mais vidas.

Melhorias – A Unidade de Dor Torácica foi uma das maiores conquistas da população. Anexa ao pronto-socorro, recebe pacientes com dores no peito, sob risco de infarto. A criação da UDT está diretamente ligada à redução, em 2007, de 50% do número de mortes por doenças cardíacas no município.
O serviço de Resgate se consolidou em 2007 e hoje atua com 21 socorristas, oferecendo o primeiro atendimento a vítimas de acidentes. A presença de um enfermeiro permite que, muitas vezes, o acidentado seja atendido no próprio local, sem necessidade de remoção. Conta com duas UTI s móveis e motocicletas para agilizar o salvamento. Em 2007, as equipes atenderam cerca de 2 mil e 500 ocorrências.

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