O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Qualificação fortalece Educação Infantil no Município

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Comitiva riostrense contou com seis profissionais que integram a coordenação pedagógica do Município.
Publicada em: 10 de novembro de 2025 - 16h07 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Comitiva riostrense contou com seis profissionais que integram a coordenação pedagógica do Município. Foto: Divulgação

Profissionais da Educação Municipal fortaleceram práticas pedagógicas de leitura e escrita para crianças

Profissionais da Educação de Rio das Ostras participaram do I Encontro Presencial com Formadores Municipais do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI). A qualificação foi promovida em Campos dos Goytacazes, nesse sábado, dia 8, com a participação de nove cidades do Norte Fluminense.

O Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), do Ministério da Educação (MEC), qualificará os profissionais da Educação Infantil, especialmente os que atuam na pré-escola, com crianças de 4 a 5 anos, para fortalecer práticas pedagógicas relacionadas à linguagem oral, à leitura e à escrita. A qualificação será realizada por meio de formadores estaduais e municipais.

O encontro desse sábado permitiu a troca entre educadores e especialistas sobre o fortalecimento das práticas pedagógicas na primeira infância, além de fortalecer a formação dos profissionais da Educação e valorizar o conhecimento construído no cotidiano das escolas e das creches municipais.

A comitiva riostrense contou com seis profissionais que integram a coordenação pedagógica do Município. “O encontro permitiu um espaço de troca e planejamento colaborativos em prol de mais acertos para o público da Educação Infantil. Pudemos conhecer o cronograma e a metodologia da formação. Em 2026 a formação acontecerá o ano todo, tanto para os formadores, quanto para os cursistas”, contou a articuladora municipal do Programa e coordenadora pedagógica, Elaine Iecker.

Além das trocas, o encontro apresentou os princípios balizadores do Pro-LEEI, as metodologias de trabalho e o planejamento dos encontros com as professoras cursistas. No Estado do Rio de Janeiro o Pro-LEEI abrange 240 formadores municipais que terão turmas de até 35 cursistas.

Pesquisa no Portal