Foto de uma família curtindo a Praia Boca da Barra num dia ensolarado

Rádio Web Froc estreia no site da Prefeitura

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Todo mundo está curtindo a Rádio Web Froc.
Publicada em: 24 de Maio de 2022 - 15h08 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Todo mundo está curtindo a Rádio Web Froc. Foto: Divulgação

Com apenas três meses no ar, a Rádio Web Froc não para de crescer. Além de contar com o aplicativo disponível para download na Google Play, a Rádio da Fundação de Cultura agora também está disponível no site oficial da Prefeitura de Rio das Ostras (https://www.riodasostras.rj.gov.br/).

Com uma programação variada, que fica 24 horas no ar, e que conta com programas produzidos pela equipe da Fundação, a Rádio tem o principal objetivo de prestigiar e valorizar artistas e músicos da Região que têm pouco espaço para apresentar seus trabalhos autorais.  Além disso, é mais um canal de divulgação das ações promovidas pela própria Fundação e de outras produções artístico-culturais.

De acordo com a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, a Rádio Web Froc vem crescendo a cada dia. “A rádio está superando as nossas expectativas porque o número de ouvintes não para de crescer. Estamos apenas há três meses no ar e já contamos com mais de sete mil ouvintes. Por ser uma rádio institucional achamos que poderia demorar a engrenar. Mas, graças a Deus, estávamos enganados. A programação diversificada e eclética, com músicos locais, está fazendo a diferença. Com essa parceria com a Comunicação da Prefeitura, tenho certeza que vamos aumentar muito a audiência. Quem ganha com isso é Rio das Ostras e a Cultura que vai conquistar uma divulgação mais ampla”, afirmou.

Para a Assessora de Comunicação Social e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Rio das Ostras, Cintia Castro, que assumiu a pasta há um mês e meio, a interação entre a Comunicação e a Fundação de Cultura é muito importante.  “Somos uma só Administração Pública. Um dos trabalhos que estamos desenvolvendo é a aproximação com a Fundação de Cultura para ampliar a divulgação dos produtos e serviços disponíveis para a população. A Rádio Web é mais uma novidade que está no site da Prefeitura, mas ainda há muito por vir”, disse.

 PROGRAMAS – Ao todo, são cinco programas produzidos pela equipe de Comunicação da Froc: “O Som da Cidade”, o “Toque Musical”, “FrocCast” e agora o “Fique Ligado… Fique por Dentro”, além do Soul da Casa”. Todos estão disponíveis em vários horários da programação dia para dar oportunidade aos ouvintes de escolherem a melhor hora para escutarem cada um deles.

“O Som da Cidade”, por exemplo, voltado especificamente para os músicos da região mostrarem suas composições autorais, é transmitido diariamente às 10h, 16h e 21h. A Fundação Rio das Ostras de Cultura, inclusive, convida os músicos da Região a mandarem suas composições para que façam parte do Programa “Som da Cidade”. A cada semana, a programação das músicas é trocada para dar oportunidade a novos artistas. Já foram produzidos 13 programas com a participação de cerca de 20 músicos e aproximadamente 150 músicas autorais diferentes.

Os interessados em se inscrever devem ser maiores de 18 anos e podem encaminhar quantos materiais desejarem. Caso o autor seja menor de idade, ele deve estar devidamente representado por seu responsável legal. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até às 23h59 de 31 de dezembro de 2024, horário de Brasília.

As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail radiowebfroc@gmail.com e devem conter cópia da carteira de Identidade,  CPF, e um portfólio contendo a comprovação de, no mínimo, um ano de atuação social/profissional nas áreas artística e cultural no Município de Rio das Ostras, ou comprovante de residência,  que ateste o mesmo período, em conformidade com a Lei nº 2.051/2017. Além disso, deve anexar também o material fonográfico em formato mp3, com qualidade de gravação, que possibilite a veiculação pública.

Já o FrocCast, podcast cultural que fala sobre as ações e serviços da Fundação e também assuntos ligados à cultura de uma forma geral, é transmitido  às 9h, 15h e 20h.

Com temas sobre determinados ritmos, períodos ou tendências musicais, o programa “Toque Musical”, transmitido às 11h, 17h e 22h, é resultado de um trabalho de pesquisa minucioso que retrata a história e as curiosidades sobre o tema escolhido. Desde a estreia, já foram realizados programas sobre a história do carnaval, Tropicália, uma homenagem à Chiquinha Gonzaga para falar da importância da mulher na música e o movimento do Clube da Esquina. No mês de junho, o Toque musical vai retratar um pouco da história do Jazz e do Blues, por conta da 18ª Edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival.

A reprodução, na íntegra, dos shows do Projeto Soul da Casa é para quem não teve a oportunidade de comparecer ao Teatro Popular para curtir os shows ao vivo. A transmissão é feita em dois horários diferentes: 12h e 18h.

A novidade fica por conta do noticiário “Fique Ligado… Fique por Dentro”, que é um programa jornalístico com matérias sobre a Administração Pública e suas autarquias.

Pesquisa no Portal