• Você está em

• Página inicial
  • Assistência Social

“Redação Oficial e Elaboração de Relatórios” é o novo curso voltado para servidores

Publicada em: 9 de setembro de 2021 - 10h42 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Servidores interessados em participar do curso devem acessar a plataforma do SuaSemas Foto: Divulgação

A Prefeitura de Rio das Ostras dá continuidade ao Projeto de Capacitação de Educação à Distância (EAD) da Secretaria de Assistência Social. A partir desta sexta, dia 10, o Município abre inscrições para “Redação Oficial e Elaboração de Relatórios” por meio da plataforma http://capacita.riodasostras.rj.gov.br/ .

O curso, que tem 60 horas de duração, é gratuito, com vagas limitadas. Será ministrado pela tutora Cintia Moreira de Castro, integrante da Coordenação da Formação Continuada dos Servidores da Assistência Social.

A falta de clareza em um relatório ou a falta de objetividade na escrita de uma resolução pode gerar, além de insegurança, prejuízos administrativos e financeiros para qualquer instituição.

O CURSO – A padronização e a uniformização da linguagem utilizada nos textos oficiais representam significativo avanço no processo de comunicação das instituições. Assim, é possível traçar um caminho seguro para que a Secretaria de Assistência Social aprimore a escrita de comunicações oficiais que devem ser entendidas por todos os cidadãos e seguir os princípios da Administração Pública, apontados no Artigo 37 da Constituição Federal: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

No curso, serão apresentadas as questões relativas à redação dos atos normativos internos, de maneira clara e objetiva, a partir de exemplos e recomendações. Durante os encontros serão identificadas situações de competência, temporalidade, alterações, características básicas da técnica de escrita e da coerência.

“Esperamos que essa iniciativa resulte no aperfeiçoamento da produção escrita, principalmente de relatórios, dos órgãos da Administração Pública, uma vez que o curso de redação oficial será disponibilizado para as demais secretarias da prefeitura de Rio das Ostras”, relatou Cintia de Castro.

OUTRO CURSO – Também estão abertas as inscrições para o 3º módulo do curso “A socioeducação em tempos de Covid-19: caminhos e conexões para o enfrentamento dos perigos invisíveis”, que será ministrado pela tutora Amanda Teski. Essa etapa corresponde a 30 horas de duração e pretende esclarecer conceitos importantes sobre “As emoções invisíveis”.

O cursista será convidado a fazer um percurso de descobertas sobre a inteligência emocional, as competências socioemocionais e a entender sua importância no século XXI.

INSCRIÇÕES – O objetivo da Prefeitura é oferecer cursos durante todo o ano, lançando temas sugeridos pelos próprios cursistas. Por isso, é importante fazer o cadastro para estar apto a se inscrever em outras capacitações, abertas futuramente.

As inscrições são realizadas pelo método de “Autoinscrição”, por meio do site da plataforma http://capacita.riodasostras.rj.gov.br. Ao acessar esse link, o servidor poderá verificar os cursos, palestras e formações que são oferecidos, se cadastrar na plataforma e se inscrever naquele de maior interesse, em caso de primeiro acesso. Se o cursista já estiver cadastrado, basta fazer o seu login e se inscrever na capacitação de sua escolha.

A “Autoinscrição” é um método simples e garante maior autonomia para os interessados. Basta acessar o link, clicar “Entrar”, em seguida “Criar uma conta”, preencher o formulário e concluir o cadastro.

Feito isso, basta acessar com a Identificação do usuário (login) e senha e se inscrever. Para os demais acessos, os cursistas usarão login e senha criados e poderão assistir às aulas ou se inscrever em novos cursos.