Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Educação
  • Rede Municipal de Rio das Ostras participa da Olimpíada de Língua Portuguesa

Rede Municipal de Rio das Ostras participa da Olimpíada de Língua Portuguesa

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Inscrições podem ser feitas pelos professores dessa área de conhecimento até a próxima quinta-feira, dia 20 de maio.
Publicada em: 14 de Maio de 2021 - 16h56 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Inscrições podem ser feitas pelos professores dessa área de conhecimento até a próxima quinta-feira, dia 20 de maio. Foto: Divulgação

Rio das Ostras vai marcar presença na 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa, que recebe inscrições de professores de todo Brasil até a próxima quinta-feira, dia 20. O concurso reconhece o bom trabalho de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas do País.

A Secretaria de Educação de Rio das Ostras já fez a sua adesão à Olimpíada de Língua Portuguesa. Todos os docentes da Rede Municipal especialistas nessa área do conhecimento, do 5º ao 9º ano de escolaridade, podem se inscrever, caso queiram, pelo portal www.escrevendoofuturo.org.br. Em seguida, devem realizar as atividades propostas com as turmas.

Cada ano de escolaridade da Rede Municipal vai realizar trabalhos em um gênero diferente: Poema, para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental; Memórias literárias para os de 6º e 7º anos; Crônica para os de 8º e 9º anos.

As atividades que serão avaliadas estão descritas nos Cadernos Docentes – o material de apoio para facilitar os educadores a realizarem as oficinas com os alunos. Nesta edição, todos os materiais foram revistos e atualizados, e estão disponíveis nas versões virtual e PDF.

De acordo com o regulamento da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, por conta da pandemia de Covid-19 e de todas as restrições impostas, o foco da avaliação é diferente. Para envolver a turma toda nessa jornada coletiva, serão desenvolvidos os ‘Relatos de Prática’ a partir do trabalho feito com os alunos.

A ideia é acompanhar a trajetória do grupo no processo de ensino-aprendizagem, identificando desafios, dificuldades, discussões e avanços. O ‘Relato de Prática’ deve conter ainda fotos, vídeos, áudios e produções dos alunos.

Pesquisa no Portal