Rede Municipal participa da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

• Foto: Ilustração
    Regulamento da Olimpíada de Matemática foi alterado devido a pandemia.
Publicada em: 12 de Maio de 2021 - 15h42 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Regulamento da Olimpíada de Matemática foi alterado devido a pandemia. Foto: Ilustração

Entre 30 de junho e 3 de agosto, os alunos da Rede Municipal de Rio das Ostras vão participar da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Dirigida aos alunos de do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas municipais, estaduais e federais, e Escolas Privadas, a Obmep é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Devido à pandemia de Covid-19, a 16ª Obmep, que aconteceria em 2020, será realizada no período divulgado acima, com algumas novidades. Todas as escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Rio das Ostras estão participando e seus gestores devem ficar atentos aos regulamentos da Olimpíada.

“As provas da 1ª Fase não serão impressas e enviadas para as escolas. Pelo novo regulamento, serão disponibilizadas no site da Obmep, na página restrita de cada escola. No período estipulado no calendário oficial da Olimpíada, a escola terá acesso a uma prova de cada Nível”, afirmou a coordenadora do segmento e professora de Matemática da Rede Municipal, Liliam Benhame.

Escolas da Rede Municipal participam da Obmep no Nível 1 – 6º e 7º anos e Nível 2 – 8º e 9º anos. A Olimpíada de Matemática ainda conta com o Nível 3 – ensino médio. Todas as provas são compostas por 20 questões.

Ainda segundo o novo regulamento, a aplicação da prova da 1ª Fase continuará sendo de responsabilidade da escola, assim como foi nas últimas edições. Excepcionalmente, na 16ª edição da Obmep, por conta das restrições impostas pela pandemia, a forma como a prova será aplicada ficará a cargo da escola, mas deve acontecer no prazo estipulado.

“A aplicação da prova poderá ser feita da maneira que melhor convier à escola, tendo em vista a manutenção da integridade física de alunos, professores e funcionários da escola”, completou a coordenadora.

As gestões das Unidades Escolares devem ter atenção ao envio, para a comissão da Obmep, dos cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase. Esses cartões precisam ser devidamente preenchidos, por meio físico ou pelo aplicativo indicado no regulamento, dentro do prazo estipulado no Calendário Oficial.

OBMEP – Criada em 2005, a Obmep tem o objetivo de estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.