Rede Municipal participa de Olimpíada da Língua Portuguesa

• Foto: Claudio Pacheco
Publicada em: 5 de setembro de 2019 - 10h59 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

É uma competição, mas no fim, todos saem ganhando! Essa é a conclusão dos mais de 60 professores da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras que têm se dedicado a trabalhar a produção textual com os alunos para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

A representante do Município nesta edição, a coordenadora Gilcimara Sampaio, destaca que a Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos com foco nos alunos e professores de escolas públicas de todo país.

“Podem participar alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1°ao 3° ano do Ensino Médio”, comenta. Com o tema “O lugar onde vivo”, o concurso abrange cinco categorias, divididas por ano de escolaridade, mas, de acordo com a representante, a todos eles a Olimpíada propicia estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local.

Os professores, a partir de oficinas propostas pela Coleção da Olimpíada de Língua Portuguesa e dos Cadernos Virtuais, produzidos pelo Portal Escrevendo o Futuro, propuseram aulas diferentes que tinham o objetivo de desenvolver a competência comunicativa, envolvendo leitura e análise de textos já publicados.

“À medida que propõe uma metodologia de ensino de produção textual na perspectiva do trabalho com gêneros textuais, através de oficinas diversificadas, a Olimpíada favorece o desenvolvimento de competências não só de leitura, mas também, de escrita, proporcionando ao educando refletir sobre a sua prática de produção textual, aprimorando-a”, destacou a gerente do Departamento de Formação e Avaliação, Dayse Bastos.

As escolas tiveram de 12 a 20 de agosto para avaliar as produções e enviá-las para a Comissão Julgadora Municipal, que agora tem a tarefa de avaliar e selecionar os trabalhos enviados. O município tem até dia 9 de setembro para formar a Comissão Julgadora Municipal e selecionar as produções que irão para a próxima etapa.

“A Comissão Julgadora Municipal, formada por mim e pelos professores Raquel Sueira Santos, Marcela Elias da Silva e Ulisses Pinheiro Andrade Neto vai avaliar 20 trabalhos enviados pelas unidades escolares, sendo 10 poemas, de 5° ano, cinco Memórias Literárias, de 6° e 7° anos, quatro Crônicas produzidas por alunos de 8° e 9° anos e um Artigo de Opinião, dos alunos de 3° ano do Ensino Médio”, afirmou Gilcimara Sampaio.

Depois da etapa municipal, as próximas são a estadual e a regional, de 26 de setembro a 11 de outubro, e de 23 de outubro a 19 de novembro, respectivamente. Ao final da etapa regional, 173 alunos são selecionados. A etapa nacional acontece em 28 de novembro e seleciona 28 alunos vencedores e seus professores. O evento de premiação acontece no dia 9 de dezembro.

A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério de Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec e integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. Em fevereiro deste ano, o secretário municipal de Educação, Maurício Henriques, fez a adesão da Olimpíada e até 30 de abril os professores puderam se inscrever no Portal Escrevendo o Futuro para participar com suas turmas e acessar ao material de apoio.

Olimpíada de Lingua Portuguesa reunirá alunos das escolas municipais de Rio das Ostras Foto: Claudio Pacheco