Rede Municipal promove aprendizado com game educativo

• Foto: Gabriel Sales
Publicada em: 8 de novembro de 2019 - 16h06 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

É com o celular na mão ou em frente ao computador que os estudantes de Rio das Ostras conseguem aprender mais sobre os conteúdos dos anos finais do Ensino Fundamental. A partir do projeto Top 9 – Estudos Avançados, os 1490 alunos do 9º ano da Rede Municipal podem acessar uma plataforma com questionários em forma de game referentes às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Nesse Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dinâmico e interativo, os adolescentes também são preparados para realização de processos seletivos de ingresso no Ensino Médio. De acordo com o professor João Roberto Fernandes, coordenador do projeto nas unidades escolares, a proposta visa despertar nos alunos o hábito de estudar diariamente.

“O Top 9 ajuda na preparação para as provas externas, além de promover a aplicação desses conhecimentos, específicos das disciplinas, no cotidiano dos alunos”, explica.

Para o secretário de Educação, Maurício Henriques, por meio da ‘gamificação’ proposta pela plataforma, esses jovens podem ter aulas muito significativas. “Os blocos de atividades reúnem questões baseadas nas competências e habilidades necessárias para aprender com qualidade utilizando as novas Tecnologias da Informação e Comunicação”, enfatiza.

GAME EDUCATIVO – As questões do Top 9 são baseadas em conteúdos do Ensino Fundamental que estão presentes no Referencial Curricular de Rio das Ostras (Recro) e divididas em três módulos: básico, intermediário e avançado. “São 2250 questões de Língua Portuguesa e Matemática. Sem contar com as atividades extras que alguns níveis disponibilizam”, destaca o coordenador João Roberto.

O formato é similar ao de outros games. Quando acerta, o aluno ganha pontos. Ao errar, além de perder pontos, recebe da plataforma uma orientação sobre quais aulas deve assistir novamente para aprender os conteúdos que ainda não domina.

Sempre quando chega ao final de uma das aulas, há sugestões de sites, vídeos e atividades que complementam a aprendizagem. “A estratégia da ‘gamificação’ foi escolhida porque proporciona emoção e produz dados relacionados ao nível individual de cada aluno participante”, justifica o professor.

Toda vez que acessa a plataforma, o aluno tem conhecimento da sua pontuação em relação aos primeiros colocados e também da classificação de sua turma e escola. Na conclusão do projeto, estudantes, professores, turmas e unidades de ensino com maiores notas no game educativo receberão prêmios como aparelhos eletrônicos, bolsas de estudos em instituições privadas do Município e aulas-passeio.

É importante destacar que a plataforma do Projeto Top 9 – Estudos Avançados pode ser acessada de qualquer computador, tanto os do laboratório de informática das unidades escolares como os residenciais ou de lan houses, e também de tablet ou celular.

É possível acessar por celulares e tablets o Projeto Top 9, voltado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Foto: Gabriel Sales
Com questões de Língua Portuguesa e Matemática, o projeto promove o aprendizado dos alunos Foto: Gabriel Sales
Alunos podem avançar no game educativo Top 9 nas salas de informática das escolas, com orientação dos professores Foto: Gabriel Sales