• Orçamento Participativo

Reuniões para discutir orçamento de 2024 prosseguem nas localidades

• Foto: Jorge Ronald
Publicada em: 22 de Maio de 2023 - 09h05 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Terça, 23, acontece a a audiência pública dos moradores do Setor F e na quinta, 25, do Setor G, com o objetivo de apresentar as prioridades de investimentos

A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Gestão Pública, e o Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo – CMPOP continuam a promover audiências públicas nos setores geográficos. Nesses encontros, realizados das 18h30 às 21h, os moradores podem indicar as prioridades de investimento dos recursos públicos. A próxima reunião acontece na terça-feira, dia 23, para o Setor F, na Escola Municipal Nilton Balthazar, no Jardim Mariléa. Na quinta, dia 25, será contemplado o Setor G com encontro na Escola Municipal Ary Gomes de Marins, em Costazul.

Jardim Mariléa, Chácara Mariléa, Porto Seguro e Loteamento Atlântica compõem o Setor F do Orçamento Participativo. Já o Setor G é composto pelas localidades de Costazul, Colinas e Bosque Beira Rio.

VOTAÇÃO ON-LINE – Além de participar das reuniões setoriais, a população pode escolher as prioridades para o Planejamento e Orçamento Participativo (POP) de forma on-line até 30 de junho. Para votar, basta acessar o link https://www.riodasostras.rj.gov.br/poponline/

CONSELHO MUNICIPAL – Órgão consultivo da Administração, o Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo – CMPOP é composto por membros da sociedade civil e do Poder Público. Instituído pela Lei nº 780/2003 e atualizado pela Lei 2159 e 2163/2018, o CMPOP sugere a inclusão na Legislação Municipal de demandas prioritárias apontadas pela população.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO – Instrumento de mobilização popular, o Orçamento Participativo é um mecanismo democrático já que, por meio dele, a população discute e decide sobre politicas e orçamentos públicos. Responsável por fazer o levantamento das necessidades de cada setor, o OP promove a discussão das prioridades de acordo com o orçamento do Município.

Próxima audiência pública do Orçamento Participativo será nesta terça, 23, no Jardim Mariléa Foto: Jorge Ronald

CALENDÁRIO DAS AUDIÊNCIAS SETORIAIS 2023

SETOR

23/05