Rio das Ostras abre 124 vagas para Cursos de Informática

• Foto: Allexandre Costa
    Seleção para os cursos de Informática
Publicada em: 12 de setembro de 2022 - 14h17 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Seleção para os cursos de Informática Foto: Allexandre Costa

As inscrições podem ser feitas de 20 a 22 de setembro.  A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Gestão Pública, vai abrir inscrições para cursos gratuitos de Informática, na modalidade presencial. O objetivo é a inserção do munícipe na Educação Tecnológica, ampliando suas possibilidades profissionais, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades básicas para sua atuação no mercado de trabalho.

Serão oferecidas 124 vagas para os Cursos de: “Informática para o Mundo do Trabalho”, “Informática Inicial”, “Excel Básico” e “Excel Avançado”.

Todo material do curso será disponibilizado, de forma digital, na sala de aula virtual, por meio da plataforma do Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID), à qual o aluno matriculado terá acesso na aula inaugural.

A Prefeitura de Rio das Ostras reservou 5% (cinco por cento) das vagas dos Cursos de Informática para munícipes oriundos de Medidas Socioeducativas e/ou Protetivas e para pessoas com deficiência.

INSCRIÇÕES – As inscrições via internet poderão ser realizadas das 10h do dia 20 de setembro de 2022 até às 16h do dia 22 de setembro de 2022, de forma online, mediante preenchimento do “Formulário Padrão”, disponível no site: www.riodasostras.rj.gov.br/qualificacao, ou presencial, direto em uma das Unidades do CMID.

O candidato deverá preencher o “Formulário de Inscrição” com o seu nome completo, dados dos documentos pessoais, endereço em que reside, nível de sua escolaridade, e-mail e telefone. Após o preenchimento, será gerado um “Comprovante de Inscrição”, contendo os dados preenchidos.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO – Os candidatos inscritos nesta fase do Programa Municipal de Qualificação Profissional serão considerados “classificados” ou “pertencentes ao cadastro de reserva”. A publicação do resultado e a classificação dos candidatos inscritos via internet serão disponibilizados na página da Prefeitura de Rio das Ostras, no endereço www.riodasostras.rj.gov.br/qualificacao, no dia 23 de setembro.

MATRÍCULA – Após o resultado, o candidato classificado dentro do número de vagas disponíveis deverá realizar sua matrícula nas unidades do Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID) no horário de 8h às 17h, nos dias 26 a 29 de setembro de 2022. As aulas acontecem nas unidades do CMID. São elas: Unidade São Cristóvão – Rua da Assembléia, s/nº – localidade: São Cristovão; Unidade CRAS Sul – Rua Serafim Bastos, s/nº – localidade: Cidade Beira Mar e Unidade CIC Nova Esperança – Travessa Francisco Mattos, 88 – localidade: Nova Esperança.

No ato da matrícula, devem ser apresentados os originais dos seguintes documentos: comprovante de residência no nome do candidato ou dos responsáveis legais, ou contrato de locação residencial no Município; carteira de Identidade; comprovante da escolaridade mínima exigida para o curso inscrito e CPF.

RECLASSIFICAÇÃO – A lista dos reclassificados pertencentes ao cadastro de reserva será disponibilizada na página www.riodasostras.rj.gov.br/qualificacao, no dia 30 de setembro de 2022.

DISPOSIÇÕES GERAIS – O candidato que não comparecer ao primeiro dia de aula, sem justificar o motivo de sua ausência ou caso a justificativa não seja aceita, será excluído automaticamente do curso e sua vaga será disponibilizada para outro candidato que esteja no Cadastro de Reserva.

EDITAL – O edital completo pode ser conferido em https://appro.riodasostras.rj.gov.br/storage/riodasostrasapp/jornais/2022/9/471cad82-c9ee-46d9-94ff-a358a0e7b3fd.pdf