Prefeitura abre curso para Agentes Comunitários de Saúde

Publicada em: 21 de Maio de 2019 - 16h37 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Rio das Ostras inicia nesta quarta-feira, dia 22, a segunda etapa do Processo Seletivo para Agentes Comunitários de Saúde. A partir das 8h, os candidatos participarão de um curso introdutório, que é uma fase obrigatória determinada pelo Ministério da Saúde para a entrada desses profissionais na Estratégia de Saúde da Família – ESF. A abertura será realizada na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel. O curso segue até o dia 4 de junho.

De acordo com a coordenadora da ESF em Rio das Ostras, Josiane Marques Perez, o curso é distribuído em dois turnos, de manhã e tarde, nos horários das 8h às 12h e das 13 às 17h, de segunda a sexta-feira. As turmas foram selecionadas por área de atuação.

“Amanhã iniciaremos essa etapa com as boas-vindas aos servidores, mostrando toda a estrutura da Saúde, o trabalho em Rede, o Estatuto do Servidor e Legislação do SUS, que são temas relevantes nesse processo. Esperamos que seja um momento de muito aprendizado para todos que se dispuseram a realizar esse trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, que é tão importante para o Município”, ressalta.

Ainda segundo Josiane, o curso também fala sobre o trabalho do Agente dentro das equipes de Estratégia de Saúde da Família, trazendo temas como atribuições do Agente Comunitário, entre outros. O curso será ministrado por Josiane Marques e pela coordenadora da Atenção Básica, Glória Maria de Oliveira Magalhães, que contarão com a parceria dos coordenadores do Departamento de Programas de Saúde, Vigilância Sanitária e Epidemiológica e também de Odontologia.