Rio das Ostras abre inscrições para cursos de Informática

Serão oferecidas cerca de 190 vagas
Publicada em: 18 de Janeiro de 2022 - 10h31 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Serão oferecidas cerca de 190 vagas Foto: Divulgação

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Gestão Pública, abriu inscrições para Cursos de Informática para ampliar as possibilidades profissionais dos moradores, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades básicas para a sua atuação no mercado de trabalho. A iniciativa integra o Programa Municipal de Qualificação Profissional.

Serão oferecidas cerca de 190 vagas para os Cursos de Informática destinadas aos cursos de “Informática para o Mundo do Trabalho, “Informática Inicial” e “Excel Básico”. Os cursos serão no modelo híbrido, com aulas presenciais e à distância (modalidade Educação à Distância – EAD).

Para o curso de “Informática para o Mundo do Trabalho” serão ofertadas 50 vagas na modalidade EAD, tornando-se indispensável que o candidato possua acesso a um computador e internet para ter ingresso ao material e realizar as atividades solicitadas ao longo das aulas.

Para este curso no modelo EAD, o aluno matriculado receberá as instruções de acesso às aulas por meio do e-mail informado no ato da inscrição.

Todo material do curso será disponibilizado de forma digital, na sala de aula virtual, por intermédio da plataforma do Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID), onde o aluno terá acesso na Aula Inaugural.

INSCRIÇÕES – As inscrições via internet poderão ser realizadas das 10 horas do dia 04 de fevereiro de 2022 até às 16 horas do dia 09 de fevereiro de 2022, mediante preenchimento do “Formulário Padrão”, disponível no site: www.riodasostras.rj.gov.br/qualificacao.

O candidato deverá preencher o “Formulário de Inscrição” com o seu nome completo, dados dos documentos pessoais, endereço em que reside, nível de sua escolaridade, e-mail e telefone. Após o preenchimento, será gerado um “Comprovante de Inscrição”, contendo os dados preenchidos.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO – Os candidatos inscritos nesta fase do Programa Municipal de Qualificação Profissional serão considerados “classificados” ou “pertencentes ao cadastro de reserva”.

A publicação do resultado e a classificação dos candidatos inscritos via internet serão disponibilizados na página da Prefeitura de Rio das Ostras, no endereço www.riodasostras.rj.gov.br/qualificacao, no dia 10 de fevereiro de 2022.

MATRÍCULA – Após o resultado, o candidato classificado dentro do número de vagas disponíveis deverá realizar sua matrícula nas Unidades do Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID) no horário de 8h às 17h, nos dias 11 a 17 de fevereiro.

As unidades do CMID são Unidade São Cristóvão – Rua da Assembléia, s/nº – lcalidade: São Cristovão, Unidade CRAS Sul – Rua Serafim Bastos, s/nº – localidade: Cidade Beira Mar e Unidade CIC Nova Esperança – Travessa Francisco Mattos, 88 – localidade: Nova Esperança.

No ato da matrícula, devem ser apresentados os originais dos seguintes documentos: comprovante de residência no nome do candidato ou dos responsáveis legais, ou contrato de locação residencial no Município; carteira de Identidade; comprovante da escolaridade mínima exigida para o curso inscrito e CPF.

RECLASSIFICAÇÃO A lista dos reclassificados pertencentes ao cadastro de reserva será disponibilizada na página endereço www.riodasostras.rj.gov.br/qualificacao, no dia 18 de fevereiro de 2022.

Será reprovado o aluno que obtiver frequência inferior a 75% da carga horária total. Os cursos do Programa de Qualificação Profissional no modelo híbrido preveem parte da carga horária à distância.

É de responsabilidade do aluno acessar os conteúdos e realizar as atividades que serão orientadas e disponibilizadas pelo instrutor.