O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Rio das Ostras adere à plataforma Busca Ativa Escolar

  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Na segunda, dia 8 de abril, foi realizada a primeira reunião do Comitê Gestor do Programa
Publicada em: 9 de Abril de 2019 - 10h12 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Na segunda, dia 8 de abril, foi realizada a primeira reunião do Comitê Gestor do Programa Foto: Mauricio Rocha

Nesta segunda-feira, dia 8 de abril, na sede da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, foi realizada a primeira reunião do Comitê Gestor responsável pela implementação do Programa Busca Ativa Escolar em Rio das Ostras.

O Município fez a adesão ao Programa no mês de março deste ano e, com esta ação visa matricular crianças e adolescentes entre 4 a 17 anos que estejam fora da escola na Rede Municipal de Ensino.

Participaram do encontro Roberta Castro, Gestora de Polo da Associação Cidade Escola Aprendiz; o secretário municipal de Educação, Lazer e Esporte de Rio das Ostras, Maurício Henriques; o subsecretário de Saúde, Osvaldo Coelho; e a subsecretária de Bem-Estar Social, Rosimara de Oliveira, além de demais servidores destas secretarias que irão atuar no desenvolvimento da proposta.

O Polo da Associação Cidade Escola Aprendiz atua em parceria com a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

BUSCA ATIVA – A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios brasileiros a combater a exclusão escolar, desenvolvida pela Unicef em parceria com a Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Programa reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.

Pesquisa no Portal