Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Alerta sobre golpes de falsos fiscais da Vigilância Sanitária

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
Publicada em: 29 de junho de 2022 - 15h20 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Golpe do falso fiscal de visibilidade sanitária
Foto: Divulgação

Equipes oficiais atuam sem aviso prévio e com documento de Ordem de Fiscalização

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde – Covisa, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária e Fiscalização – Devisa, ligado à Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, alerta a toda população sobre um falso fiscal sanitário que tem entrado em contato com comerciantes por meio de e-mail ou por aplicativo de mensagens (Whatsapp), pedindo dinheiro em troca de benefícios nas fiscalizações. O golpista, inclusive, tem usado imagens de um servidor do Município do Rio de Janeiro. Essa tem se tornado uma prática comum que também tem acontecido em outras cidades do Estado.

O Departamento esclarece que os verdadeiros servidores atuam com ordem de serviço/fiscalização assinada pelo chefe do Departamento ou da Coordenadoria, não pedem qualquer quantia em dinheiro para a realização de inspeções ou outros serviços, seja por telefone ou presencialmente, em visitas aos estabelecimentos comerciais. Os fiscais também não fazem qualquer tipo de ligação prévia informando sobre as ações de fiscalização.

Como identificar os fiscais – Os fiscais da Vigilância Sanitária de Rio das Ostras vão pessoalmente ao estabelecimento, estão com uma ordem de fiscalização/serviço assinado pelo responsável do órgão e não fazem abordagem por telefone. Eles são orientados a agir de forma respeitosa e dar dicas aos proprietários de estabelecimentos comerciais e funcionários sobre procedimentos que devem ser feitos para evitar riscos à saúde dos munícipes.

Em casos de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária por meio do e-mail vigilanciasanitaria.ro@gmail.com ou pelo telefone de denúncia 22 2771-8786.

Pesquisa no Portal