Rio das Ostras amplia ações na Atenção Básica de Saúde em 2020

Com Processo Seletivo, Município teve mais 100 agentes comunitários efetivados
  • Foto: Mauricio Rocha
    Com novos equipamentos, Cidade retomou exames de média e alta complexidade
    Cobertura da Rede de Atenção Básica foi ampliada
  • Foto: Cláudio Pacheco
    Município ganhou um total de 10 ambulâncias totalmente equipadas em 2019
Publicada em: 10 de Janeiro de 2020 - 10h54 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Com Processo Seletivo, Município teve mais 100 agentes comunitários efetivados Foto: Mauricio Rocha
Com novos equipamentos, Cidade retomou exames de média e alta complexidade Foto: Mauricio Rocha
Cobertura da Rede de Atenção Básica foi ampliada Foto: Mauricio Rocha
Município ganhou um total de 10 ambulâncias totalmente equipadas em 2019 Foto: Cláudio Pacheco

No decorrer do último ano, Rio das Ostras realizou ações importantes na área da Saúde, principalmente na Atenção Básica, e gradativamente, a Administração Municipal vem conquistando melhorias para a população. Uma das grandes conquistas de 2019 foi a ampliação de cobertura da Estratégia de Saúde da Família – ESF. Junto a isso, foi realizado o Processo Seletivo para Agentes Comunitários de Saúde com mais de 100 profissionais efetivados.

Este ano, o trabalho continua para garantir melhorias na Saúde e as ações estão sendo ampliadas. Previsto para 2020 está a instalação do Núcleo de Distribuição de Medicamentos do Estado, que funcionará no Posto de Saúde Dona Edmeia, em Nova Esperança. Outra meta é reativar junto ao Ministério da Saúde as obras de Unidades Básicas de Saúde, nas localidades de Nova Cidade, Chácara Mariléa e Verdes Mares.

Também será ampliada a vacinação em mais duas unidades – Clínica da Família e no Posto de Saúde de Cláudio Ribeiro. A projeção é de 100% das Unidades Básicas de Saúde, com serviços de vacinação em 2020, totalizando 16 postos.

A Administração Municipal está finalizando ainda as obras das novas instalações da Secretaria de Saúde, no Jardim Campomar, onde serão centralizados vários serviços de Saúde. Em andamento, também está a aquisição de mais 25 carros para atender a Secretaria. Ano passado, a Secretaria recebeu três carros novos, sendo um para a Atenção Básica e dois para a Vigilância em Saúde.

Segundo a secretária de Saúde de Rio das Ostras, Jane Blanco Teixeira, ano passado houve a expansão da cobertura da ESF de 27% para 76% (ou seja, 300% de aumento) e em 2020 a meta é atingir de 90 a 100% de cobertura.

A Saúde de Rio das Ostras passa por um momento de reconstrução da Atenção Primária de Saúde e reorganização da Rede Especializada. Com o Concurso Público, conseguiremos complementar o quadro de profissionais da Saúde, tanto para a rede básica quanto para a especializada. Nosso objetivo é ter a Saúde com melhores condições de atendimento, mais eficiência e humanização para os munícipes como também para os nossos servidores”, pontuou Dra. Jane.

Entre outras conquistas de 2019, o Município inaugurou o Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e mais dois ambulatórios de amamentação. Também houve a ampliação dos horários de atendimento do Centro de Reabilitação, Centro de Saúde Extensão do Bosque e COGA – Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria.

ATENÇÃO ESPECIALIZADA – Não menos importante, a Atenção Especializada também vem ganhando melhorias e, em 2019, houve a retomada de vários serviços essências no Município, como: cirurgias eletivas nas áreas de cirurgia geral, pediátrica, urológica e ginecológica; exames de maior complexidade realizados no próprio hospital, como a endoscopia, colonoscopia, tomografia computadorizada e outros.

No Pronto-Socorro e Hospital Municipal, foram realizados vários investimentos. As unidades receberam novos equipamentos e mobiliário e ainda foram informatizadas. A reestruturação da frota de ambulâncias e da Unidade de Pacientes Graves – UPG também foram conquistas importantes. Entre outras ações, para reforçar o trabalho dessa complexa engrenagem que é a Saúde, foi iniciado o Concurso Público para profissionais da área.