Rio das Ostras amplia ações para enfrentar segunda onda da Covid-19
Publicada em: 10 de dezembro de 2020 - 18h46 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O mundo está vivendo uma segunda onda de letalidade do Coronavírus e Rio das Ostras se preparou para atender aos moradores que utilizam as unidades da Assistência Social. Entre os espaços estão o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro Especializado de Atenção à Mulher (CEAM) e Casa do Sorriso.
Entre as ações estão: captação de recursos junto ao Governo Federal para aquisição de Equipamento de Proteção Individual, que serão utilizados no atendimento durante a pandemia; apoio alimentar às famílias em vulnerabilidade e risco social através de cesta básica; Auxílio Funeral para os munícipes com renda per capta familiar de até um salário mínimo, nos casos de óbito de um familiar.
A Secretaria Municipal de Bem-Estar Social acompanha remotamente às famílias dando prioridade aos idosos, pessoas com deficiência e doença crônica. Para as crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência de Vínculos estão sendo preparadas e entregues atividades recreativas e pedagógicas através de aplicativos de mensagens e para os idosos e deficientes também são enviadas atividades pedagógicas impressas, visando contribuir com o seu bem estar e entretenimento.
A Prefeitura está priorizando a manutenção dos benefícios de transferência de renda para pessoas idosas, deficientes e famílias hipossuficientes.
A casa do Sorriso ampliou e adequou melhor o seu espaço para receber e atender as pessoas em situação de rua. Em parceira com a Secretaria de Saúde providenciou a vacinação dos atendidos e servidores que atuam nesse equipamento. Os usuários desta unidade também recebem Equipamento de Proteção Individual. As equipes do Município continuarão fazendo a abordagem social às pessoas que ainda não estão utilizando o espaço da Casa do Sorriso para fazer uma abordagem social e passando orientação.
A Prefeitura faz a entrega de máscaras descartáveis para usuário que procuram atendimento presencial no Centro de Referência de Assistência Social.
“Precisamos reforçar as medidas de segurança contra a contaminação. Nossos atendidos já convivem com alguma vulnerabilidade social e é nosso papel assisti-los da melhor forma possível. É um dever nosso e uma vontade do prefeito Marcelino”, relatou Eliara Fialho, Secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras.