Rio das Ostras amplia atendimento às crianças com novo CIC

• Foto: Gabriel Sales
    Prefeito, veredores, secretárias e crianças participaram da inauguração
  • Foto: Gabriel Sales
    Pais, mães e outros responsáveis estiveram presentes na inauguração do CIC
  • Foto: Gabriel Sales
    Sala de Leitura é um dos espaços que vai estar disponível para as crianças
Publicada em: 3 de setembro de 2019 - 15h30 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Moradores do loteamento Praia Âncora, em Rio das Ostras, estavam em festa na tarde desta segunda, 2, durante a cerimônia de inauguração do Centro Integrado de Convivência (CIC) – Aprendiz de Futuro. A unidade vai atender cerca de 80 crianças com idade entre 6 e 12 anos, com atividades de música, dança, jiu-jitsu, leitura, atendimento psicossocial, rodas de conversas, entre outras. As ações acontecem no contraturno escolar.

O CIC tem por finalidade o desenvolvimento de ações para superação das situações que geram vulnerabilidade social. A unidade tem o objetivo de  promover a socialização, o exercício da cidadania, valorização da vida escolar, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

“Nossas crianças são prioridade. Valorizamos a educação. Eu acredito na educação de nossas escolas e trazer estes meninos e meninas para o CIC vai colaborar para que sejam melhores cidadãos. Estou muito feliz. Acredito na equipe que escolhi”, disse o prefeito Marcelino Borba.

A moradora Alessandra Gouvêa, que tem dois filhos atendidos na unidade,  falou que a CIC abre possibilidades também para mães e pais. “Agora eu posso ter a tranquilidade para trabalhar. Vim de Teresópolis depois da tragédia ambiental de 2011 e quando cheguei aqui fui bem acolhida na Casa da Criança quando trouxe minha filha. O Centro Integrado é uma luz no fim do túnel, pois sabemos que aqui são bem cuidados e abre novas possibilidades”, contou.

Para a secretária de Bem-Estar Social, Eliara Fialho, o Centro Integrado é o compromisso de manter parte das crianças mais protegidas. “Sou educadora social. Comecei meu trabalho pelo Centro Integrado de Convivência e sei que esta unidade é um sonho antigo e que agora se torna realidade. Precisamos fortalecer os vínculos”, contou durante a abertura do evento.

Eliara aproveitou a oportunidade para apresentar a população os profissionais que vão aturar na Unidade desenvolvendo as diversas atividades.

Na abertura, a cantora e flautista Aline Rodrigues, o violinista Marcos Vinicius Cézar e a bailarina Thais Zaror, que são monitores no CIC, fizeram uma apresentação artística para os presentes.

FUNCIONAMENTO – O processo de avaliação para inclusão das crianças atendidas será realizado por equipe técnica dos Centros de Referência de Assistência Social – Cras Norte, respeitando o número de vagas disponíveis e o perfil prioritário dos usuários. No turno da manhã, o CIC funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A Equipe Técnico-Administrativa do Centro Integrado de Convivência é composta por diretor, coordenador pedagógica, assistente social, psicólogo, orientador social, oficineiros e agentes administrativos.

PRESENÇAS – Estavam presentes o deputado estadual Welberth Rezende, e os vereadores Alan Machado e André Braga, que elogiaram a iniciativa do prefeito Marcelino de inaugurar uma unidade de assistência social no Âncora.

Também participaram da cerimônia os secretários municipais de Educação, Maurício Henriques, de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Daniel Martins Gomes, Gestão Pública, Mario Baião, e de Administração Pública, Geovanni Zaror.

Prefeito, veredores, secretárias e crianças participaram da inauguração Foto: Gabriel Sales
Prefeito Marcelino falou sobre a prioridade no atendimento infantil em sua Gestão Foto: Gabriel Sales
Pais, mães e outros responsáveis estiveram presentes na inauguração do CIC Foto: Gabriel Sales
Sala de Leitura é um dos espaços que vai estar disponível para as crianças Foto: Gabriel Sales