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Rio das Ostras avança em educação digital

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    Escolas promovem a integração de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
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    Ações ofertam o letramento, o pensamento e a inclusão digital aos alunos.
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    Computação está presente no componente curricular das escolas em tempo integral do Município.
Publicada em: 14 de julho de 2025 - 11h27 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Escolas promovem a integração de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Foto: Ákilla Ribeiro
Ações ofertam o letramento, o pensamento e a inclusão digital aos alunos. Foto: Ákilla Ribeiro
Computação está presente no componente curricular das escolas em tempo integral do Município. Foto: Ákilla Ribeiro

Computação oferta ensino interativo e envolvente com foco na aprendizagem criativa

Atenta às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras impulsiona o desenvolvimento da computação na Educação Básica, alinhada à Política Nacional de Educação Digital (PNED). Com ações interativas e envolventes, a Rede Municipal promove práticas de inovação pedagógica com foco na aprendizagem criativa.

Com uso de notebooks, tabletes, equipamentos de robótica, simuladores e plataformas online, as escolas oferecem atividades que integram o uso tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é desenvolver o pensamento computacional e o letramento digital, promovendo a inclusão da comunidade escolar.

Em 2025, a computação foi incluída na matriz curricular da Rede Pública Municipal de Ensino de forma transversal nas turmas de ensino fundamental e como componente curricular nas turmas de tempo integral.

As unidades desenvolvem atividades que exploram soluções de problemas de forma lógica com o uso de conceitos de programação. Os métodos de “Computação Plugada e Desplugada” buscam ensinar com e sem o uso das tecnologias. Os profissionais utilizam desde dispositivos de gamificação, como a plataforma Scratch, até materiais analógicos como papel, caneta, giz e lápis.

Na Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto, por exemplo, a Inteligência Artificial tem sido trabalhada com alunos do 3º e 4º anos. As atividades ensinam o uso da ferramenta de forma correta na elaboração de trabalhos e criação de textos de maneira coletiva e interativa. A unidade desenvolve, ainda, nas aulas de informática a criação e utilização de jogos educativos. O laboratório da unidade conta com 30 computadores.

“Nós decidimos mostrar para os alunos que essa nova era digital não é apenas para entretenimento e sim para construir conhecimento de forma responsável. Em alguns casos começamos a ensinar os alunos a digitar no computador, tendo em vista que eles estão acostumados a usar somente o celular. Realizamos, por exemplo, a revisão dos trabalhos e testes e com os resultados em mãos. A ideia é usar o laboratório digital para garantir mais oportunidades aos alunos”, declarou o professor de informática, Celso Ricardo.

ROBÓTICA – A robótica educacional e a cultura maker também estão presentes na inovação tecnológica da Rede Municipal. O programa é realizado nas escolas municipais Elson Pinheiro, Profª Rosângela Duarte Faria, Francisco de Assis, João Bento Duarte Neto, Sebastião Loubach, Vereador Pedro Moreira dos Santos, na Escola Estadual Fazenda da Praia Municipalizada e no Colégio Municipal Profª América Abdalla.

Além das unidades escolares, a Secretaria conta com o OSTRALAB – Laboratório Criativo. O espaço atua na gestão das inovações pedagógicas formação, criação e extensão universitária e enriquece as possibilidades de construção da computação educacional.

“As propostas inovadoras contemplam o desenvolvimento de muitas habilidades para a formação da sociedade contemporânea, inclusive com estratégias de realidade virtual. Elaboramos estratégias de computação na educação, sob uma perspectiva do construcionismo, junto aos desafios das tecnologias para aprendizagem. É fundamental o ensino das tecnologias digitais como linguagem, além da conscientização para utilização das mesmas com ética, responsabilidade e autoria processual”, ressaltou a coordenadora de Inovação e Robótica educacional, Luemy Ávila.

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