O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Educação
  • Rio das Ostras celebra Dia Nacional da Consciência Negra com evento “Brasil Africano e suas etnias”

Rio das Ostras celebra Dia Nacional da Consciência Negra com evento “Brasil Africano e suas etnias”

  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    A escritora e historiadora Renata Lira participou de um debate com os estudantes na Sala de Leitura
  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Na programação, atrações culturais e oficinas para os alunos, integrando várias disciplinas
  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Os alunos também puderam criar um painel com tinta spray com o artista plástico Júnior Pou
Publicada em: 21 de novembro de 2019 - 10h31 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

 

A escritora e historiadora Renata Lira participou de um debate com os estudantes na Sala de Leitura Foto: Mauricio Rocha
Na programação, atrações culturais e oficinas para os alunos, integrando várias disciplinas Foto: Mauricio Rocha
Os alunos também puderam criar um painel com tinta spray com o artista plástico Júnior Pou Foto: Mauricio Rocha

Nesta terça-feira, dia 19 de novembro, a Escola Municipal Cidade Praiana, em Rio das Ostras, promoveu o evento “Brasil Africano e suas etnias”. Na programação, atrações culturais e oficinas para os alunos, integrando várias disciplinas da instituição.

Segundo o diretor da Escola Municipal, Marcio Peres, o evento aborda importância de como conviver com manifestações diferentes e variadas. “Estamos desenvolvendo teatro e oficinas e também abrindo espaço para todos os estilos musicais, com ritmos bem diferenciados. A ideia durante todo o trimestre foi essa. Trabalhamos com os estudantes em sala de aula sobre esses temas. Eles estão adorando e aprendendo a conviver com as diferenças”, ressaltou.

William dos Santos, estudante do oitavo ano da Escola Municipal Cidade Praiana, destacou a importância da celebração. “Fui convidado para contar algumas histórias e lendas africanas. E também toquei na percussão e cantei algumas músicas para meus colegas e professores”, contou.

Tamires Graça, aluna do oitavo ano, também participou do teatro. “Este evento é muito valioso. Fiz uma apresentação de teatro para conscientizar sobre a mulher do século XVIII. Como ela era tratada pela sociedade e como pensava e se vestia. Aprendi muito com esta participação. Neste dia, é uma oportunidade de os alunos se conherecem melhor”, completou.

ATIVIDADES – Na manhã desta terça, a escritora e historiadora Renata Lira participou de um debate com os estudantes na Sala de Leitura da Escola. “Hoje estou aqui para saber o que os alunos acham do meu livro “Quilombo na Serra do Mar”, lançado em novembro de 2018. Estudantes do oitavo e nono ano fizeram diversas perguntas sobre a obra. É gratificante ouvir como o livro os impactou”, destacou.

De tarde, além das atrações musicais e oficinas, os alunos também puderam criar um painel com tinta spray com o artista plástico Júnior Pou, retratando o que desejam para o futuro, livre de preconceitos e da intolerância.

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA – A O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares em 1695. A data é considerada importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, aborda questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira.

 

Pesquisa no Portal