O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Rio das Ostras celebra o Dia Nacional do Socorrista com equipe do Resgate

  • Foto: Akilla Ribeiro
    Descrição da foto
    Evento contou com a presença do prefeito Carlos Augusto, do vice Fábio Simões e de outras autoridades municipais
Publicada em: 11 de julho de 2025 - 17h01 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Evento contou com a presença do prefeito Carlos Augusto, do vice Fábio Simões e de outras autoridades municipais Foto: Akilla Ribeiro

Para celebrar o Dia Nacional do Socorrista, comemorado no dia 11 de julho, a equipe do Resgate da Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras promoveu, na manhã desta sexta, um café da manhã para os servidores que atuam neste serviço, que vem salvando muitas vidas no Município.

Na solenidade, que contou com a presença do prefeito Carlos Augusto Balthazar, do vice-prefeito e secretário de Saúde, Fábio Simões, além de outras autoridades municipais, os servidores receberam um certificado de Honra ao Mérito pelo serviço prestado e ouviram uma palestra motivacional ministrada pela psicóloga Katheleen Ricci.

O prefeito Carlos Augusto Balthazar destacou a importância do serviço do Resgate no Município. “O Resgate é uma política pública de Saúde criada em 2006, ainda no nosso primeiro Governo, que deu muito certo e que vem salvando milhares de vidas. Esse projeto foi criado por um grupo de servidores que estavam empenhados em agilizar esse serviço. Eles me apresentaram o projeto e, vendo a satisfação da equipe, criamos. É importante ressaltar que é a vontade de cada servidor que faz o serviço funcionar de forma ágil e eficiente. Nesses seis meses de atuação, nesta atual gestão, conseguimos resgatar esse serviço e estamos conseguindo resgatar a Cidade. Essa homenagem representa a valorização que almejamos para o servidor com o seu trabalho. Todos estão de parabéns”, elogiou o prefeito.

Fábio Simões falou do orgulho de trabalhar com uma equipe de Resgate que vem sendo considerada a melhor de toda a Baixada Litorânea. “O serviço do Resgate estava abandonado e conseguimos recuperá-lo. Já conseguimos novos equipamentos e vamos conseguir muito mais. Podem ter certeza de que vem muita coisa boa por aí”, declarou.

O coordenador do Resgate, Ricardo Macedo, enfatizou a importância da valorização dos profissionais. “O reconhecimento que estamos tendo da Administração Municipal vem servindo como combustível para o nosso trabalho e se traduz em mais motivação e comprometimento no dia a dia”, falou.

HISTÓRIA DE SUCESSO – A Equipe de Resgate começou a atuar em 2006, com 10 socorristas. A experiência foi um sucesso, reduzindo o tempo de chegada do atendimento de emergência de 15 para no máximo cinco minutos, graças à ação dos motociclistas no trânsito. O resgate ágil é determinante para reduzir o risco de morte ou de incapacitação permanente da vítima.

Somente nesses seis primeiros meses, o Resgate já superou a marca de 2 mil atendimentos em 2025.

ATENDIMENTO – O serviço de Resgate atua em casos de acidentes em residências ou vias públicas, surtos psiquiátricos, apoio aos guarda-vidas em casos de afogamentos, paciente em parada cardiorrespiratória, intoxicação, envenenamento e queimaduras graves, vítimas de maus-tratos, trabalho de parto, pacientes com pico de hipertensão, lesões por arma de fogo ou armas “brancas”, crises convulsivas, crises de ansiedade e outras situações com risco de morte, sequelas ou sofrimento intenso.

O Resgate atende 24 horas, pelo número 192.

Pesquisa no Portal