Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Município chama a atenção para a prevenção e combate à tuberculose

  • Foto: Divulgação / SUS
    Descrição da foto
    A melhor forma de prevenir a transmissão da tuberculose é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível
Publicada em: 21 de Março de 2023 - 08h54 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A melhor forma de prevenir a transmissão da tuberculose é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível Foto: Divulgação / SUS

Nesta sexta-feira, 24 de março, é comemorado o Dia Mundial de Prevenção e Combate à Tuberculose. Em Rio das Ostras, o tema da campanha deste ano escolhido pela equipe do Programa de Controle da Tuberculose é “Tuberculose: Prevenção, Tratamento e Cura – Tudo o que você precisa saber”. O tema tem como base o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública, do Ministério da Saúde, cujo objetivo é a redução da incidência dos casos da doença em 90% e diminuição das mortes por tuberculose em 95% até o ano de 2035.
As equipes de Rio das Ostras distribuirão materiais informativos em ações educativas nas salas de espera das unidades de saúde para sensibilização da população, diagnóstico precoce e quebra de preconceito.
A importante data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose. Segundo a OMS existem estimativas de que um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença.

TUBERCULOSE – Doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, a tuberculose também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

TRANSMISSÃO – A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo. Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.

SINTOMAS MAIS FREQUENTES – Os sintomas mais frequentes são tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, acompanhada de febre, geralmente ao entardecer, cansaço excessivo e prostração, suores noturnos, falta de apetite e emagrecimento acentuado.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO – A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, se o exame de escarro for negativo, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

CAPACITAÇÃO ENFERMEIROS – Considerando o último Concurso Público de Rio das Ostras e a necessidade de capacitar os novos profissionais enfermeiros nos fluxos e rotinas do Programa de Controle da Tuberculose, os profissionais enfermeiros da Rede de Atenção Primária em Saúde passarão por uma capacitação nesta quarta- feira, dia 22, no auditório do Parque dos Pássaros, no Jardim Mariléa.
O Programa de Controle da Tuberculose funciona no Centro de Saúde, na sala 26, no endereço Avenida Guanabara, s/nº, Extensão do Bosque, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações sobre o programa também podem ser obtidas pelo telefone (22) 2771-4170.

Pesquisa no Portal