Rio das Ostras comemora Dia Mundial do Meio Ambiente
Publicada em: 30 de Maio de 2007 - 15h31 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA celebração acontece nos dias 4 e 5 de junho e vai mobilizar a população em torno da importância da preservação
O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, não vai passar em branco em Rio das Ostras. A Prefeitura preparou uma programação que começa no dia 4, segunda-feira, às 14h, com apresentação do Projeto de Recuperação da Mata Ciliar e caminhada da margem do rio das Ostras até o Monumento dos Costões Rochosos. Na terça-feira, a partir de 8h, acontece uma série de palestras sobre temas ecológicos, na Praia do Centro. Neste mesmo dia, haverá ainda um mutirão de limpeza do manguezal e, às 18h, palestra com um especialista em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
No dia 4, a população vai conhecer de perto o Projeto de Recuperação de Mata Ciliar, que contempla o plantio de mudas no entorno dos rios da cidade. A apresentação do Projeto acontece em frente à Escola de Fundição de Rio das Ostras. Depois, todos vão caminhar até a Unidade de Conservação Monumento Natural dos Costões Rochosos, onde serão plantadas mudas nativas.
No Dia do Meio Ambiente, a programação começa cedo, às 8h, na Praia do Centro. Haverá tendas em diferentes pontos da praia, onde serão apresentadas palestras sobre tratamento de lixo no município, resgate de animais silvestres, produção de compostagem e decomposição de lixo. Os temas serão apresentados por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Departamento de Proteção Ambiental da Secretaria de Guarda e Trânsito e da Petrobras. Além disso, participam das atividades, a Escola de Natação no Mar, Escola de Vela, integrantes do Programa Jovem Cidadão e alunos da rede pública.
Ainda na terça-feira, às 14h, representantes da Associação de Canoagem de Rio das Ostras, com apoio do Departamento de Proteção Ambiental, vão subir o rio das Ostras, fazendo um verdadeiro mutirão de limpeza. Os barcos seguem o rio até a Escola Neuzir Pereira Mello, em Nova Esperança, onde haverá uma palestra sobre a importância da preservação do rio das Ostras para os alunos e professores.
Encerrando o dia, na sede da Secretaria de Educação, haverá uma apresentação do Coral Som da Pessoa, dos servidores públicos, e depois, o ecólogo da UFRJ Vinícius Farjalla, fará uma palestra sobre mudanças climáticas.