Rio das Ostras comemora Semana Mundial de Amamentação
Publicada em: 17 de agosto de 2005 - 16h41 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMPara comemorar a Semana Mundial de Amamentação, de 25 a 31 de agosto, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras intensificará o trabalho que já é feito diariamente nos postos de saúde da cidade, com enfermeiros e/ou pediatras que orientam as mães sobre qualquer dúvida que possa surgir durante o período da amamentação.
Para um início de vida mais saudável, a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF) e agências de saúde por todo o mundo recomendam que os bebês sejam amamentados exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de idade e que continuem sendo amamentados mesmo depois da introdução de outros alimentos e bebidas, até os dois anos ou mais, conforme a mãe e o bebê desejem.
O tema deste ano da Semana Mundial da Amamentação é a continuação da amamentação depois dos seis meses de vida, e a introdução de outros alimentos. Esses alimentos devem ser nutritivos, com a consistência certa e oferecidos de maneira apropriada.
Para uma nutrição adequada, bebês, a partir dos seis meses de vida, precisam de outros alimentos, além do leite materno. O termo utilizado para a introdução de novos alimentos e bebidas, somado à amamentação, é “Alimentação Complementar”. As comidas devem ser “complementos” da energia e nutrientes vindos do leite materno.
Isto não significa que aos seis meses os bebês podem mudar diretamente da amamentação exclusiva para comer exatamente as mesmas refeições do resto da família. Bebês maiores e crianças pequenas precisam receber os alimentos mais nutritivos da alimentação familiar, apropriadamente preparados (amassados, cortados, amaciados), para desenvolverem suas habilidades para comer.
A introdução de outros alimentos marca uma nova fase no desenvolvimento social, emocional e comportamental de bebês amamentados, particularmente quando outras pessoas, além de suas mães, se envolvem no processo da alimentação.
A Secretaria de Saúde alerta que é muito importante que, logo após o parto, a mãe procure o posto de saúde mais próximo de sua casa para receber orientação e apoio para ela e seu filho. Isso é um ato de amor.


