Rio das Ostras comemora seu 21º aniversário resgatando cultura local
Publicada em: 10 de Abril de 2013 - 14h37 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMCom o tema “Cidade-Mãe”, festa abre espaço para artistas locais com o uso responsável do dinheiro público
Rio das Ostras comemora na próxima quarta-feira, 10, seu 21º aniversário de emancipação política. E para celebrar esta festa a Prefeitura abre espaço para artistas locais no evento “Cidade-Mãe”, trecho do hino da cidade – que se estende até domingo, dia 13. Desfile, exposição, shows, apresentações de diversas modalidades culturais e a inauguração da Casa da Criança estão na programação.
Este ano, com a possibilidade da perda do repasse financeiro dos royalties, o município organizou sua programação de forma mais econômica, mostrando sua responsabilidade com o uso do dinheiro público. Diante deste cenário econômico, a Fundação de Cultura e a Secretaria de Turismo uniram forças para dar continuidade à estratégia da nova gestão municipal de valorizar os artistas locais, abrindo espaço para suas apresentações.
A exposição tem o objetivo de resgatar a autoestima da população riostrense com a mostra de objetos pertencentes aos Sambaquianos, moradores primitivos do município. Peças pertencentes aos negros, que desembarcavam aqui na época da escravatura, também serão expostas, juntamente com matérias antigas de jornais sobre famílias que deram origem a Rio das Ostras. A mostra será aberta no feriado da cidade, 10, a partir das 20h, na Casa de Cultura Bento Costa Junior, com performance de dançarinos e atores que mostrarão a significância do mar para a cidade.
Shows de diversos estilos musicais serão apresentados na Concha Acústica, sempre a partir das 20h. Pop Rock, Hip Hop, Chorinho, Samba de Raiz e uma orquestra se apresentarão no local. Durante os shows, serão exibidas imagens do desenvolvimento de Rio das Ostras e depoimentos de antigos moradores. Concomitante ao evento haverá apresentações de capoeira, artistas circenses, teatro e literatura.
DESFILE – O Desfile Comemorativo ao 21º aniversário de emancipação política-administrativa de Rio das Ostras será nesta quarta-feira, 10, a partir das 9h, na Avenida Amazonas, no Centro. Participam da solenidade integrantes do 32º Batalhão da Polícia Militar de Macaé, escolas da Rede Municipal de Rio das Ostras, servidores e integrantes de projetos realizados pelas secretarias de Bem-Estar Social, Esporte e Lazer, OstrasPrev e Fundação Rio das Ostras de Cultura, além da equipe da Vigilância em Saúde.
Serão relembrados os principais acontecimentos que marcaram a vida da cidade ao longo de 21 anos. O desfile conta com as participações das bandas das escolas municipais Inayá Moraes D’Couto, Maria da Penha de Oliveira, Ciep Municipalizado Mestre Marçal e Professora América Abdalla. O grupo Águias de Cristo e a Apae – Associação de Pais e Amigos de Rio das Ostras também marcam presença na solenidade.
INAUGURAÇÃO – Faz parte da programação de aniversário de Rio das Ostras a inauguração na próxima terça-feira, dia 9, da nova Casa da Criança, localizada no Liberdade. O projeto tem por objetivo o desenvolvimento de atividades com crianças na faixa etária de 1 ano e meio a 5 anos, envolvendo os seus familiares e comunidade, para fortalecer vínculos, promover o acolhimento e prevenir situações de risco, vulnerabilidade e exclusão social.
Crianças pertencentes a famílias atendidas pelo Cras – Centro de Referência de Assistência Social, Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Conselho Tutelar são priorizadas no projeto. Entre as atividades desenvolvidas estão oficinas como Linguagem e Comunicação, Identidade e Autonomia, Raciocínio Lógico, Movimento e Ação; aulas passeios e visitações aos pontos turísticos e históricos do município de Rio das Ostras; atendimento e acompanhamento psicossocial; visitas domiciliares; palestras e oficinas socioeducativas com os pais e comunidade com temáticas variadas. A Casa vai funcionar na Rua Mayer, 747, no Liberdade.